MP firma TAC para corrigir prorrogação de mandato de conselheiros tutelares em Buritis

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Buritis, firmou Termo de Ajustamento de Conduta junto ao Município e outros órgãos, com o objetivo de estabelecer cronograma para realização de eleições para o cargo de conselheiro tut

MP firma TAC para corrigir prorrogação de mandato de conselheiros tutelares em Buritis

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Ministério Público de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de Buritis, firmou Termo de Ajustamento de Conduta junto ao Município e outros órgãos, com o objetivo de estabelecer cronograma para realização de eleições para o cargo de conselheiro tutelar na cidade. Em Buritis, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente editou resolução que prorroga o mandato dos atuais conselheiros em seis meses, em decorrência da não deflagração de eleição em época própria. O mandato dos atuais membros da entidade expiraria em 31 de janeiro.

Para corrigir a situação, o TAC proposto pelo Promotor de Justiça Nelson Liu Pitanga determina prazos para a realização do certame até maio deste ano. Conforme o documento, o período de inscrições deve se estender de 14 a 25 de março, de modo que as eleições ocorram em 1º de junho e a posse em 3 de junho. O Termo também fixa prazos para avaliação, impugnação e campanha eleitoral dos candidatos, entre outros procedimentos previstos.

Ao celebrar o Termo de Ajustamento, o Promotor de Justiça Nelson Liu Pitanga ressalta que o prazo de prorrogação estabelecido por meio de resolução pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é muito extenso, sobretudo levando em conta que toda remuneração paga pelo Município aos conselheiros, sem título que o justifique, é ilegal, podendo configurar ato de improbidade administrativa por enriquecimento ilícito, dano ao erário e violação aos princípios da administração pública, bem como à Lei de Responsabilidade Fiscal.

O TAC define que o edital de convocação das eleições deverá ser redigido de forma simples e clara, de modo a possibilitar sua compreensão pelos interessados. Até a posse dos conselheiros tutelares eleitos, o mandato dos atuais será considerado prorrogado, de forma excepcional, devendo o Município arcar com a remuneração respectiva, sob pena de descumprir o seu dever constitucional de zelar pela defesa das crianças e adolescentes em situação de risco.

O descumprimento das obrigações assumidas implicará multa no valor de R$ 100 para cada dia de descumprimento. Assinaram o termo e firmaram o compromisso o Município de Buritis, Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS