Operação do comissariado no Baixo Madeira resulta em prisão por estupro
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Entre um deslocamento e outro, os comissários, com apoio da polícia, constataram a veracidade de uma denúncia de estupro de uma menina de 11 anos de idade. No local dos fatos, o rapaz, com 22 anos, foi identificado e preso por agentes da polícia civil e encaminhado à Subdelegacia do distrito de Calama. "O crime gerou uma gravidez indesejada", disse o chefe de operação do comissariado, José Ricardo.
Segundo Raiclin Lima, chefe do comissariado, várias denúncias de exploração sexual infantil chegam até o setor, porém, quando estas são verificadas, a própria população omite o fato. "Durante o nosso deslocamento procuramos levar às pessoas a importância que cada um tem no convívio social, principalmente as garantias fundamentais de crianças e adolescentes. Além disso distribuímos panfletos e fixamos cartazes com números de telefones para obter esclarecimentos ou fazer denúncias", esclareceu.
Para a moradora do distrito de Nazaré, Maria da Clara Costa Pedrosa, a dificuldade imposta pela distância faz com que muitas vezes os moradores sintam-se desprotegidos, isolados e principalmente sem informações. Por isso, "quando o comissariado realiza essa operação, o sentimento é de segurança, principalmente porque na nossa comunidade não existe segurança pública", completou.
O trabalho contou com a participação de agentes da polícia civil da Delegacia Especializada de Apuração de Atos Infracionais - DEAAI, polícia ambiental, promotores de justiça do Ministério Público Estadual e membros do primeiro Conselho Tutelar, que atuaram nos distritos de Calama, São Carlos, Nazaré e nas localidades de Pombal, Santa Catarina, Conceição da Galera, Cuniã, Vila dos Papagaios, Demarcação, Terra Caída e Tira Fogo.
Bebida alcoólica
Por onde passaram, todos os estabelecimentos comerciais foram visitados e alertados sobre a comercialização de bebida alcoólica para crianças e adolescentes.
O chefe de operações do comissariado de menores, José Ricardo, informou aos proprietários que a venda de bebida alcoólica a menores é crime e que o autor do delito é preso imediatamente. "Sempre informamos aos proprietários de estabelecimento sobre a proibição destra prática, que infelizmente tem sido constante em festividades", afirmou o chefe de operações. Segundo ele, o cadastro com nome, razão social, cnpj ou cpf, dos estabelecimentos que comercializam bebidas na comarca de Porto Velho é um trabalho preventivo, que tem alcançado resultados positivos.
Parceria
A 9ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude, representada pelo Promotor de Justiça Marcos Valério Tessila de Melo, também participou dos trabalhos na região ribeirinha, assim como a 5ª Promotoria (Defesa da Probidade Administrativa), por meio do Promotor de Justiça João Francisco Afonso. Além do acompanhamento das ações, eles ministraram palestras com o tema "O que você tem a ver com a corrupção?".
Os promotores e demais assessores também fiscalizaram o cumprimento das normas estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, as condições das escolas públicas e outros prédios públicos.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!