A vítima postou na OLX um anuncio de venda de sua motocicleta, o golpista aproveitou a publicação para enviar a ele via WhatsApp, uma mensagem personalizada com a logo da OLX
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A cada dia nos surpreendemos com a criatividade e inovação nas modalidades de golpes que utilizam principalmente como base o site de vendas OLX. Nesta sexta feira (17) foi levado ao conhecimento da Policia Civil de Jaru um golpe considerado novo. A vítima prestou queixa informando que seu aplicativo WhatsApp foi rackeado e apagado do seu aparelho.
Feito isto, o criminoso utilizou seu WhatsApp para pedir dinheiro emprestado para vários amigos e familiares registrados em sua lista de contato.
A ação procedeu da seguinte forma:
A vítima postou na OLX um anuncio de venda de sua motocicleta, o golpista aproveitou a publicação para enviar a ele via WhatsApp, uma mensagem personalizada com a logo da OLX, informando que por motivo de segurança e para validar a publicação, a vítima teria que retornar um código a eles via WhatsApp, este código foi recebido pela vítima via SMS.
Considerando se tratar de um procedimento seguro e padrão, a vítima atendeu as recomendações e assim que clicou “enviar” seu aplicativo simplesmente apagou de seu celular.
Neste momento o WhatsApp passou a ser administrado pelo criminoso, que começou a solicitar dinheiro a pessoas de sua lista de contatos.
Desconfiado do que havia ocorrido, a vítima passou a ligar para seus amigos e informar a situação, pelos menos uns 10 informaram ter recebido uma mensagem pedindo dinheiro emprestado e indicando uma conta para deposito em nome de Antão Batista de Lima Filho. A conta e a agencia em que o dinheiro seria depositado é da Caixa Econômica Federal de Itaquera/SP.
Confiras os prints da ação do criminoso:
Aos leitores, ler com atenção
Este site acompanha casos policiais. Todos os conduzidos são tratados como suspeitos e é presumida sua inocência até que se prove o contrário. Recomenda-se ao leitor critério ao analisar as reportagens.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!