Centenas de ex-alunos da Faculdade de Tecnologia (FATEC) relatam dificuldades para obter o histórico escolar e o diploma de conclusão de curso após a falência da instituição. A falta de documentação tem prejudicado a continuidade dos estudos e a participação em concursos públicos, já que diversas universidades reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC) exigem a apresentação desses documentos.
De acordo com os acadêmicos, mesmo após terem concluído a graduação, não há nenhum canal de atendimento ou responsável legal que possa solucionar o problema. 'Pessoas se dedicaram, cursaram, e hoje são tratadas dessa forma. É um descaso completo com quem confiou na instituição', desabafa um dos ex-alunos.
Segundo denúncias de um de nossos leitores, dezenas de monografias foram descartadas em um terreno baldio na Rua Cardeal, localizada no Bairro Caladinho, moradores dos arredores informaram que as monografias foram descartadas no local de forma que não fosse possível identificar o responsável. A atitude é vista como falta de respeito à vida acadêmica e falta de zelo pelo patrimônio intelectual.
Os trabalhos de conclusão de cursos são fundamentais para comprovar a aprovação e tem valor cientifico. Ex-acadêmicos lamentam o descaso e temem que o descarte possa prejudicar ainda mais a emissão de diplomas pendentes. Angustiados e sem ter a quem recorrer apelam para que haja uma ação efetiva no sentido de garantir o direito adquirido dos estudantes.
A ausência de representantes jurídicos da antiga mantenedora tem dificultado qualquer tentativa de regularização da situação. Os estudantes pedem que os órgãos competentes intervenham para garantir o cumprimento do compromisso assumido pela FATEC, que deveria se estender durante todo o curso e também após a sua conclusão.