SURTO NACIONAL: Morte por meningite em Porto Velho acende o alerta para vacinação

O esquema vacinal em dia é a melhor forma de prevenção da doença que está em surto no país

SURTO NACIONAL: Morte por meningite em Porto Velho acende o alerta para vacinação

Foto: Freepik

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
  • Reação
0 pessoas reagiram a isso.
O registro de uma morte e seis incidências de meningite viral em Porto Velho, chama a atenção para a volta de uma doença fatal. O Ministério da Saúde alertou para o surgimento de um surto no país, e reforçou as doses de vacinação. O surto é atribuído à campanha de negacionismo contra vacinas que tomou de conta do país desde a pandemia de covid-19. Como alerta, os pais e responsáveis devem colocar o esquema vacinal de crianças e adolescentes em dia, pois a melhor prevenção é a vacina fornecida gratuitamente em unidades de saúde pública.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, entre 1º de janeiro e 4 de abril de 2025, foram confirmados 1.980 casos de meningite no país, com 168 mortes. Por ser uma doença viral, existe o risco de extensão da doença para locais e regiões ainda não afetadas.
 
 
Chegou por aqui
 
Em Porto Velho (RO) foi registrado uma morte entre os seis casos registrados neste ano de 2025. A Agência de Vigilância Sanitária (Agevisa), do governo estadual, ainda não tem os dados de todos os municípios, mas vem providenciando a manutenção de doses de vacinas nas unidades de saúde. Através da assessoria, a Agevisa informou que a vacina contra a meningite está disponível nas unidades básicas de saúde e faz parte do calendário de rotina.
 
A vacina meningocócica ACWY é fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para criança de 12 meses de idade. Além disso, a vacina meningocócica C é oferecida para crianças menores de 10 anos e para trabalhadores da saúde. Adolescente de 11 a 14 anos estão no grupo que pode tomar a vacina em Rondônia.
 
 
Que doença é essa?
 
A meningite é uma infecção grave que atinge as meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos, sendo as formas bacterianas as mais graves. 
 
Informações do Ministério da Saúde diz que a meningite pode deixar sequelas tanto temporárias quanto permanentes, variando em gravidade e tipo dependendo da causa da infecção, da rapidez do tratamento e das condições prévias do paciente. As sequelas podem incluir problemas neurológicos, auditivos, visuais, motores, cognitivos e comportamentais, além de convulsões e, em casos graves, amputação de membros ou morte.
 
 
Quais os Sintomas?
 
Os sintomas da meningite podem incluir: 
  • Febre alta;
  • Dor de cabeça intensa;
  • Rigidez na nuca;
  • Confusão mental;
  • Náuseas e vômitos;
  • Sonolência ou dificuldade para acordar;
  • Manchas vermelhas na pele.
 
Qual é o tratamento?
 
A meningite bacteriana é uma emergência médica e requer tratamento imediato com antibióticos. A meningite viral pode melhorar espontaneamente em algumas semanas, mas em alguns casos pode ser necessário tratamento específico. 
Um detalhe importante é que em caso de suspeita de meningite, é fundamental procurar atendimento médico imediatamente. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para evitar complicações graves e óbitos. 
 
 
Como prevenir?
 
A prevenção da meningite envolve alguns cuidados já conhecidos e que as vezes passam despercebidos. Um dos cuidados é manter a vacinação em dia, com as vacinas disponíveis pelo SUS, como a Meningo C (que protege contra o sorogrupo C) e a ACWY (que protege contra os sorogrupos A, C, W e Y). 
 
Outro cuidado é com a prática da boa higiene, como lavar as mãos com frequência, especialmente antes das refeições. Evitar contato próximo com pessoas doentes também é fundamental, além de manter ambientes bem ventilados, principalmente em locais fechados, como casas, creches e escolas. 
Direito ao esquecimento

Os comentários são responsabilidades de seus autores via perfil do Facebook. Não reflete necessariamente a opinião do Rondoniaovivo.com
A Prefeitura de Porto Velho deve investir mais em arborização?
Como você vai comemorar as festas de fim de ano?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

LCF CONSTRUÇÃO LTDA

Por Editoria

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS