Cemitérios de Porto Velho foram preparados para as visitadas do Dia dos Finados
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
No decorrer da semana, os três cemitérios públicos de Porto Velho receberam serviços de limpeza pela Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), e estão prontos para as visitações neste feriado de Dia dos Finados (2).
Foram envolvidos mais de 40 servidores para concluir os serviços à tempo. Pela tradição, este dia é reservado para que familiares e amigos prestem homenagens aos falecidos. Os locais estarão abertos à visitação das 6h às 18h.
Ambulantes
A Semusb também cadastrou para este ano 16 vendedores ambulantes para as vendas nas frentes dos cemitérios, evitando assim, as aglomerações e comércio desleal. A venda de flores, velas e bebidas não alcoólicas está liberada, por meio de Licenciamento Eventual. Apenas ambulantes licenciados poderão atuar no entorno dos cemitérios públicos da capital.
Cemitério dos Inocentes
Este é o mais antigo ainda em operação foi construído em 24 de janeiro de 1915, pelo então superintendente municipal Fernando Guapindaia de Souza Brejense, cargo equivalente ao de prefeito.
Na época, Major Guapindaia, militar reformado do Exército Brasileiro, teria prometido que o nome da primeira pessoa a ser sepultada ali, também seria o nome do local. Como os primeiros corpos enterrados naquele espaço teriam sido de duas crianças gêmeas, o local ganhou o nome de Cemitério dos Inocentes.
Cemitério de Santo Antônio
O Cemitério Santo Antônio que é o maior do estado, deve recebe em média de 10 mil a 15 mil pessoas, para visitação aos túmulos de entes queridos.
Construído em 1975, o Cemitério Santo Antônio, um dos mais antigos e o maior em atividade no estado de Rondônia. Nos 250 mil metros quadrados de extensão estão 95 mil sepulturas. Algumas são de pioneiros da região e famílias tradicionais da cidade de Porto Velho.
Localizado à margem leste do Rio Madeira e a 450 metros da Capela de Santo Antônio, o cemitério abriga os jazigos de importantes personagens locais. São pioneiros que ajudaram a construir a identidade cultural de Porto Velho.
Cemitério da Candelária
No início do Século XX o cemitério foi criado para sepultar operários da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, durante o período da construção da ferrovia, entre 1907 e 1912.
Logo na entrada há um Cruzeiro, símbolo religioso em respeito aos enterrados neste local. Observe que a cruz é feita de parte dos trilhos da Estrada de Ferro.
Alguns documentos apontam um número aproximado de 1500 pessoas enterradas aqui. Segundo o Hospital da Candelária, criado para atender os operários da ferrovia, pessoas de mais de 40 nacionalidades foram sepultadas neste local.
Cemitérios Jardins
Porto Velho também possui dois cemitérios privados que também receberão diversas visitas neste feriado. O Cemitério Recanto da Paz, localizado na BR-364 em frente ao Campus d UNIR, deve receber um numero maior de visitantes por ter uma ala que foi ocupada por vitimas da Covid-19 e outra parte destinada para sepultamentos públicos devido a superlotação do Cemitério Santo Antônio.
O Cemitério Jardim da Saudade fica na BR-364, em frente a Superintendência da Agricultura, sentido Candeias do Jamari.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!