VEXAME: IBGE diz que RO tem 2º pior índice de esgotamento sanitário do Brasil

Dos 52 municípios, apenas 21 possuem menos de 1% de esgotamento ligado à rede

VEXAME: IBGE diz que RO tem 2º pior índice de esgotamento sanitário do Brasil

Foto: Reprodução da internet

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Em Rondônia, apenas 13,6% dos lares possuem acesso a sistemas de esgotamento sanitário conectados à rede geral, pluvial ou fossa séptica integrada. O estado ocupa a segunda posição no país com o menor índice de coleta de esgoto, conforme revelado pelo Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Os números indicam que cerca de 1,3 milhão de habitantes em Rondônia ainda carecem de acesso ao saneamento básico, o que equivale a 86% das residências, deixando apenas 209 mil pessoas com esse serviço disponível.

 

De acordo com o IBGE, o saneamento básico compreende "o conjunto de obras e instalações destinadas à coleta, transporte, afastamento, tratamento e disposição adequada dos resíduos líquidos da comunidade".

 

Dentre os 52 municípios de Rondônia, 21 apresentam menos de 1% de cobertura de esgotamento conectado à rede principal.

 

No ranking das cidades com os melhores índices de domicílios conectados à rede de esgoto, Cacoal lidera com 67,2%, seguida por Cerejeiras com 58%, Alvorada do Oeste com 42,5%, e Cacaulândia com 33%. Porto Velho aparece com 23% de domicílios atendidos pelo serviço.

 

Os dados do Censo 2022 também apontam que Rondônia possui a maior proporção de residências que utilizam fossas rudimentares ou buracos como forma de saneamento, com 326 mil lares, abrigando quase 926 mil pessoas, o que representa 58,9% da população total do estado.

 

Em diversos municípios de Rondônia, praticamente toda a população recorre a fossas rudimentares para o esgoto, como Governador Jorge Teixeira (99%), Monte Negro (97,9%), Primavera de Rondônia (96,9%), Corumbiara (96,2%), Santa Luzia do Oeste (95,9%), Rio Crespo (95,4%), Teixeirópolis (94,9%), Castanheiras (94,9%), Vale do Anari (94,2%), Urupá (93,1%), Vale do Paraíso (92,9%), Cujubim (91,5%), Parecis (91,2%), Machadinho D'Oeste (90%), São Felipe D'Oeste (90%), e São Francisco do Guaporé (90%).

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS