VEXAME: IBGE diz que RO tem 2º pior índice de esgotamento sanitário do Brasil

Dos 52 municípios, apenas 21 possuem menos de 1% de esgotamento ligado à rede

VEXAME: IBGE diz que RO tem 2º pior índice de esgotamento sanitário do Brasil

Foto: Reprodução da internet

Em Rondônia, apenas 13,6% dos lares possuem acesso a sistemas de esgotamento sanitário conectados à rede geral, pluvial ou fossa séptica integrada. O estado ocupa a segunda posição no país com o menor índice de coleta de esgoto, conforme revelado pelo Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Os números indicam que cerca de 1,3 milhão de habitantes em Rondônia ainda carecem de acesso ao saneamento básico, o que equivale a 86% das residências, deixando apenas 209 mil pessoas com esse serviço disponível.

 

De acordo com o IBGE, o saneamento básico compreende "o conjunto de obras e instalações destinadas à coleta, transporte, afastamento, tratamento e disposição adequada dos resíduos líquidos da comunidade".

 

Dentre os 52 municípios de Rondônia, 21 apresentam menos de 1% de cobertura de esgotamento conectado à rede principal.

 

No ranking das cidades com os melhores índices de domicílios conectados à rede de esgoto, Cacoal lidera com 67,2%, seguida por Cerejeiras com 58%, Alvorada do Oeste com 42,5%, e Cacaulândia com 33%. Porto Velho aparece com 23% de domicílios atendidos pelo serviço.

 

Os dados do Censo 2022 também apontam que Rondônia possui a maior proporção de residências que utilizam fossas rudimentares ou buracos como forma de saneamento, com 326 mil lares, abrigando quase 926 mil pessoas, o que representa 58,9% da população total do estado.

 

Em diversos municípios de Rondônia, praticamente toda a população recorre a fossas rudimentares para o esgoto, como Governador Jorge Teixeira (99%), Monte Negro (97,9%), Primavera de Rondônia (96,9%), Corumbiara (96,2%), Santa Luzia do Oeste (95,9%), Rio Crespo (95,4%), Teixeirópolis (94,9%), Castanheiras (94,9%), Vale do Anari (94,2%), Urupá (93,1%), Vale do Paraíso (92,9%), Cujubim (91,5%), Parecis (91,2%), Machadinho D'Oeste (90%), São Felipe D'Oeste (90%), e São Francisco do Guaporé (90%).

Direito ao esquecimento
Qual pre-candidato a prefeitura de Porto Velho tem sua preferencia?
Como você classifica a gestão de João Levi em Nova União?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

F. DA SILVA

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS