PROUNI 2024: Rondônia terá mais de 3,4 mil bolsas por meio de programa

As inscrições vão terminar às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (02) pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, após mudança de prazo

PROUNI 2024: Rondônia terá mais de 3,4 mil bolsas por meio de programa

Foto: Shutterstock

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Prouni do primeiro semestre de 2024 está disponibilizando mais de 3,4 mil bolsas para residentes em Rondônia. As inscrições para o programa, que começaram em 29 de janeiro, estavam abertas até esta quinta-feira (01), porém, esse prazo foi ampliado em um dia. As inscrições vão terminar às 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (02) pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

 

O processo seletivo oferece oportunidades para estudantes de baixa renda em 40 instituições privadas de ensino superior, sendo 2.985 bolsas integrais (100%) e 497 parciais (50%).

 

O Ministério da Educação destaca que em Rondônia há vagas em 133 cursos de graduação, com ênfase em algumas áreas, como Ciências Contábeis (358 bolsas), Administração (310) e Pedagogia (185).

 

Inscrições

 

Para se inscrever no Prouni 2024, os candidatos devem acessar o Acesso Único (acessounico.mec.gov.br/prouni) utilizando o login gov.br com CPF e senha. Eles devem indicar até duas opções de curso, escolhendo a instituição de ensino e o turno, e especificar se desejam participar na modalidade de ampla concorrência ou de cotas.

 

Os candidatos precisam monitorar diariamente a nota parcial para os cursos escolhidos e podem alterar suas opções durante o período de inscrição, sendo considerada a última opção marcada.

 

Quem pode

 

Para ser elegível, os candidatos devem ter realizado o Enem em 2022 ou 2023, obtendo média mínima de 450 pontos nas áreas de conhecimento e nota superior a zero na redação.

 

Além disso, há critérios de renda, com bolsas integrais destinadas a estudantes com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário mínimo, e bolsas parciais para aqueles com renda de até 3 salários mínimos.

 

Adicionalmente, é necessário atender a pelo menos um dos critérios adicionais, como ter cursado o ensino médio em escola pública ou privada sem diploma de ensino superior, ser pessoa com deficiência sem graduação, ou exercer a função de professor na rede pública de ensino para cursos de licenciatura e pedagogia.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Você é a favor do fim da escala 6x1?
Como você avalia o atendimento da Azul Linhas Aéreas em Rondônia?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS