Depois da festa de 40 anos, rumo aos novos desafios - por Raniery Araujo Coelho

Depois da festa de 40 anos, rumo aos novos desafios - por Raniery Araujo Coelho

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O ano de 2023 foi desafiador para a classe empresarial, e o trabalho coletivo resultou em vários avanços significativos na nossa economia. Foi um ano marcante, especificamente falando do nosso Sistema e a realização das atividades comemorativas alusivas aos 40 anos da Fecomércio-RO. E hoje, dentro de um cenário consideravelmente esperançoso, podemos fazer um balanço muito positivo de tudo que conseguimos alcançar graças aos nossos sindicatos empresariais filiados, diretores, conselheiros, colaboradores do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac e parceiros. 
 
Entre os feitos relevantes, destacamos o acordo, depois de 3 anos, da Convenção Coletiva de Trabalho 2023/2024 com o SITRACOM - Sindicato dos Trabalhadores do Comércio do Interior de Rondônia, além de outras convenções coletivas. Também tivemos uma notável mobilização contra o projeto que retirava 5% do Sistema S, bem como atuamos, constantemente, junto aos parlamentares buscando defender as pautas do comércio, inclusive contra aumento do ICMS e proibição de venda de fogos de artifícios. 
 
Outro marco expressivo foi a instalação da Câmara Empresarial de Segurança de Rondônia buscando melhorar a capacidade de combate aos crimes contra o comércio e à população. No campo do turismo podemos comemorar a forte atuação do Conselho Estadual de Turismo e Hospitalidade de Rondônia - CONETUR, seja na preparação de mão de obra, no projeto Porto Velho Sport Fishing, na recuperação da Oca do Memorial Rondon ou no apoio ao projeto de revitalização do Real Forte Príncipe da Beira e a capacitação em “Técnicas de Preparo de Peixe e Camarão”, promovido pelo Senac-RO no distrito de São Carlos e na comunidade do Lago do Cuniã, na região ribeirinha de Porto Velho. 
 
Certamente, tanto no setor de turismo quanto nas questões tributárias, foram inúmeras e importantes ações, dentre as quais a oportunidade de renegociação das dívidas das empresas com o fisco estadual por meio do REFAZ, o debate sobre a Súmula nº 05/21 ou sobre o Decreto nº 27.919/23 que das alíquotas do setor de bebidas e de eletroeletrônicos. Estas conquistas somente tornam-se possíveis graças ao bom diálogo, respeito e entendimento com o Governo do Estado de Rondônia e com as Prefeituras. 
 
A pauta de nossas ações continua com as Oficinas de Sabão Ecológico, os 20 anos do Mesa Brasil, a instalação do Sistema Biodigestor do SESC, o 2º Feirão do Comércio - Preços Baixos de Verdade, a Revitalização da avenida 7 de Setembro e o memorável Encontro do Sistema Fecomércio-SESC-SENAC-IFPE/RO, alusivo aos 40 Anos, com a presença ilustre do presidente da CNC, José Roberto Tadros e de todos os diretores e conselheiros da Fecomércio-RO e conselheiros do Sesc e Senac regionais. De fato, foram momentos nos quais mostramos a força e a união do Sistema do Comércio. Por isso, 2023 foi marcante e nos prontificou a pensar no futuro em que novas conquistas nos esperam. 
 
Sendo assim, considerando nosso sucesso, o próximo ano nos traz novos e grandes desafios e estamos preparados para alcançá-los exercendo o nosso protagonismo no desenvolvimento de Rondônia. Afinal de contas, há muito por ser feito na melhoria de um ambiente empresarial mais favorável, e a aprovação da Reforma Tributária nos induz a sermos ainda mais atuantes no sentido de fortalecer ainda mais as parcerias com as entidades de classes, governantes e a classe empresarial. 
 
É importante pontuar que Rondônia, mesmo com seu espírito desenvolvimentista, depende muito do Brasil e de que a situação econômica estimule a desaceleração da inflação, e com uma possível flexibilização monetária. Neste contexto, nossa expectativa é para que possamos ter possibilidades de investimentos públicos e crescimento do Produto Interno Bruto-PIB. 
 
Ao concluir, deixamos a reflexão sobre o otimismo dos empresários do comércio de Rondônia. E para 2024 acreditamos na chegada de um tempo de mais previsibilidade e novas possibilidades de crescimento confirmando a nossa confiança de que estamos no caminho certo.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS