RESÍDUOS SÓLIDOS: Prorrogado prazo para geradores se adequarem à política nacional

Data limite agora é 30 de julho para que geradores busquem a destinação correta do lixo

RESÍDUOS SÓLIDOS: Prorrogado prazo para geradores se adequarem à política nacional

Foto: Assessoria

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Buscando evitar maiores impactos sociais e econômicos, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos (Semusb), prorrogou o prazo para que os grandes geradores de resíduos sólidos do município possam se adequar à nova política nacional de resíduos sólidos. A data limite, agora, é 30 de julho para que os geradores sigam a destinação correta do lixo produzido.
 
 
“O prazo anterior para a adequação era 30 de junho deste ano, mas após reunião com representantes e entidades ligadas aos grandes geradores, intermediamos, junto ao Ministério Público de Rondônia, uma prorrogação deste prazo”, explica o secretário-adjunto da Semusb, Ítalo da Silva Rodrigues.
 
 
Na prática, uma decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública obriga o município a encerrar o despejo de resíduos sólidos na lixeira sanitária da Vila Princesa, tendo como um passo importante a proibição direcionada aos grandes geradores, que é obrigação legal do Decreto nº15.603 de 26 de novembro de 2018, e da Lei Complementar n. 199 de 2004.
 
 
Enquanto isso, a Semusb já vem buscando soluções também para a destinação final dos resíduos residenciais e que deverão ser discutidas na próxima audiência junto à 1ª Vara da Fazenda Pública, prevista para o início do próximo mês.
 
 
“Essa já é uma tendência nacional, onde os grandes geradores vem assumindo suas responsabilidadescom a disposição final dos resíduos, ficando o município na responsabilidade para atender somente aos resíduos residenciais e aqueles que não ceracterizam-se grandes geradores. Para amadurecer isso, temos uma nova audiência, inclusive com a participação do MP/RO para definir algumas deliberações e superar essa questão. Segundo o Ministério Público, qualquer medida adotada pela Semusb antes desta audiência será imatura”, acrescenta o secretário-adjunto.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Qual sua opinião sobre o bloqueio de emendas parlamentares?
Você acredita que a gestão Hildon Chaves realmente teve 90% de aprovação?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS