Boa parte dos moradores da Estrada do Belmont que fica no bairro Nacional, zona Norte de Porto Velho, e que margeia o Rio Madeira, vivem a satisfação de um lado e a revolta do outro.
É que a via tem asfalto até a entrada das distribuidoras de combustíveis, que chegam por balsa de Manaus (AM), e são distribuídos por caminhões para as cidades de Rondônia, Acre e Norte do Mato Grosso.
Mas, dali para a frente, o cenário é conhecido de muita gente: falta de manutenção, lama e muitos atoleiros. Carros pequenos passam com muita dificuldade na região e ainda há o risco de morte para quem tem problemas de saúde.
“Aqui, tá difícil pra todo mundo passar. O nosso medo é alguém precisar de ambulância e ela atolar no meio do caminho. Aí a pessoa vai morrer até tirar ela da lama”, desabafou uma moradora da região.
Uma alternativa seria o Rio Madeira, mas toda a extensão do curso d’água que chega até o fim da Estrada do Belmont há dragas para extração de ouro, que dificultam até o trânsito de voadeiras e barcos de maior porte perto da margem.
Respostas
Às 16:21, quase duas horas depois da publicação da matéria, o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER) enviou uma nota à redação do Rondoniaovivo, que informou "que os serviços de manutenção, reparos, conservação e melhorias são de inteira responsabilidade da Prefeitura de Porto Velho. De acordo com o decreto 22.474, de 2017, a estrada pertence ao município. O Governo de Rondônia, por meio do DER, o contrato 0009.553.994/2019-09".
Segundo o texto, a ação é "parte de um termo de cooperação celebrado com o município por meio do convênio 007/PGM/2019, que beneficiou a Estrada do Belmont com a execução de 10 quilômetros de melhorias, sendo 5 quilômetros de pavimentação asfáltica e os outros 5 quilômetros com revestimento primário (encascalhamento)".
O DER ainda divulgou que "as obras referentes ao termo iniciaram no ano de 2020 e já foram entregues para a população. Lamentamos a situação da Estrada do Belmont. Sabemos das dificuldades a que se expõem as pessoas que transitam por esta importante estrada e nos sensibilizamos para que a Prefeitura assuma sua responsabilidade e faça urgentemente a recuperação da via".