ORANDO: Medidas devem ser adotadas para limitar o número de fiéis nas igrejas

O artigo 19 do Decreto estabelece: I – a limitação para templos de qualquer culto deve obedecer ao percentual de capacidade de pessoas, sendo 30% na Fase 1, 50% na Fase 2, e 70% na Fase 3

ORANDO: Medidas devem ser adotadas para limitar o número de fiéis nas igrejas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Cuidados da população em relação ao contágio do novo coronavírus (SARS-CoV), causador da Covid-19 devem ser agora redobrados por diversos estabelecimentos, inclusive os templos religiosos em toda Rondônia.

 

Em cumprimento ao Decreto nº 25.831, de 12 de fevereiro, o governador Marcos Rocha acresceu e revogou dispositivos do Decreto 25.782, instituindo o Sistema de Distanciamento Social Controlado para fins de prevenção e de enfrentamento à pandemia do coronavírus, principalmente nos municípios classificados na Fase 1.

 

O artigo 19 do Decreto estabelece: I – a limitação para templos de qualquer culto deve obedecer ao percentual de capacidade de pessoas, sendo 30% na Fase 1, 50% na Fase 2, e 70% na Fase 3.

 

A maioria das direções desses templos religiosos volta a dispensar cuidados no controle de público, a fim de evitar o contágio da doença. Um pouco antes da reclassificação dos municípios de Rondônia na Fase 1, para enfrentamento à pandemia, uma igreja no Bairro Mato Grosso, organizava seus fiéis para o cumprimento das regras do distanciamento social.

 

A pastora Marilene Matos, diz que o controle dos fiéis é feito na porta do templo. Para facilitar o acesso de todos, aos domingos os cultos são celebrados em quatro horários: às 7h, 15h, 17h e 19h.

 

Segundo a pastora, na semana passada, não havia cadeiras suficientes para tanta gente. A Igreja havia facilitado o cadastro de frequência pela internet, porém, muitas pessoas deixavam de comparecer, causando problema. “O novo tipo de controle busca exatamente permitir igualdade de oportunidade a todos, e, principalmente, o zelo pela saúde de cada um”, frisou.

 

Ela conta ainda que algumas pessoas de sua família já tiveram a Covid-19 e aconselha os fiéis: “Eu acredito que precisamos pensar muito no próximo e nos familiares, só saindo de casa quando for mesmo necessário”.

 

Outra recomendação importante dessa igreja e de outras já habituadas ao enfrentamento da doença é quanto ao uso obrigatório de máscara de proteção facial, principalmente, por serem locais frequentados simultaneamente por várias pessoas. Mantendo também a distância de 120 centímetros entre os fiéis, que devem evitar os cumprimentos de mãos ou abraços durante as reuniões nos templos.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS