NA PANDEMIA: Uniron promove Webinário do Direito para debater o impacto jurídico

Evento virtual foi aberto ao público em geral

NA PANDEMIA: Uniron promove Webinário do Direito para debater o impacto jurídico

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

No intuito de abordar o impacto social e as questões jurídicas como forma de enfrentamento para o cenário atual da pandemia de Covid-19, a UNIRON promoveu o 'Webinário do Direito em tempos de pandemia: Análise Preliminar', reunindo acadêmicos e docentes do curso de Direito e a comunidade em geral. Durante o evento, foram discutidos diversos temas, como: isolamento social, saúde mental, saúde pública, segurança pública, relações trabalhistas, de consumo e economia.

Segundo a acadêmica Camila Uliana, a experiência de participar das palestras favoreceu para o aperfeiçoamento do aprendizado técnico-científico que vem adquirindo na instituição. “Pudemos compartilhar informações importantes e seguras à sociedade no meio acadêmico, levando conhecimento a um número máximo de pessoas. Com a interação entre acadêmicos e docentes, diversificamos as visões sobre os temas propostos e, com isso, contribuímos à formação de um pensamento crítico para os nossos participantes”, comenta Uliana, do 9º período de Direito.

O acadêmico Wilson Guilherme, que também participou do evento, entende que mesmo estando em período de isolamento social, é necessário reunir a comunidade acadêmica para debater temas que são relevantes à sociedade. “O ensino universitário oferece uma maneira de formar bons pensadores, oportunizando para seus acadêmicos acesso à formação crítica do conhecimento. E o evento, de maneira virtual, desmonta todo um cenário de isolamento que as pessoas estão vivenciando, pois possibilitou analisar a situação social, econômica e jurídica por meio das tecnologias oferecidas”, diz Wilson do 9º período.

Já o Prof. Francisco Fluminhan, palestrante do evento, entende que: “Debater ações jurídicas em tempos de pandemia, traz a todos a necessidade de transmitir informações corretas e seguras sobre o direito individual e coletivo, tornando a informação, um instrumento de poder e segurança diante de um ambiente infestado de notícias falsas, permitindo que decisões positivas e propositivas sejam tomadas para seguir um caminho de vida bem-sucedido”, comenta Fluminhan.

Para a Prof.ª. Luciane Lima Costa e Silva Pinto, que também palestrou, o evento trouxe a oportunidade de se reinventar e descobrir maneiras positivas de trocar experiências profissionais da área jurídica e social com os acadêmicos. "Tudo sobre a pandemia envolve direitos. Direito à vida, saúde, proteção social do Estado para os cidadãos, aos que são socialmente vulneráveis, aos desempregados e outros impactados por outras causas presentes no cenário atual. Além disso, desenvolver mais encontros como este na Instituição de Ensino, cria espaços onde podemos ouvir nossos acadêmicos, fortalecendo ainda mais o processo de ensino", explica Luciane.

O Coordenador do curso, Prof. César Jacques, enaltece que os debates realizados também contribuíram para valorizar e ampliar diversas áreas do conhecimento. “Ao final do evento, tivemos excelente feedback de nossos acadêmicos, principalmente porque durante os debates fomos capazes de abordar a interdisciplinaridade entre as áreas do Direito, Enfermagem, Psicologia, História e outras mais. Momento satisfatório, para engajar e desenvolver experiências importantes para o processo formativo do curso de Direito e da comunidade acadêmica em geral”, enfatiza Jacques.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS