Em situações anteriores semelhantes a esta, a Câmara Municipal optou arquivamento
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O pedido de impeachment do prefeito Hildon Chaves (PSDB) segue passando desapercebido pela maioria absoluta da Câmara de Vereadores de Porto Velho. Acusado de ter dado anuência a contratos irregulares e ter promovido graves irregularidades administrativa, o alcaide da capital rondoniense não deu nenhum pronunciamento sobre esse fato.
Apenas duas vozes até o momento foram enfáticas durante fala em plenário cobrando a leitura do pedido, que deveria ser feito antes da abertura da primeira sessão após o recebimento da denuncia na Casa de Leis. Isso não aconteceu em nenhuma das três oportunidades em que o afastamento do tucano fosse solicitado.
Alekis Palitot e Ada Dantas Boabaid foram os vereadores que alertaram para a possibilidade da Câmara estar cometendo uma ilegalidade ao fazer vistas grossas ao cabedal de denuncias que foram impetrados em todos os gabinetes do parlamento mirim. O ponto de vista de ambos os legisladores é o mesmo, o de que é preciso dar andamento aos trâmites com a leitura do pedido e depois se analisa sua procedência ou não.
O autor dessa denuncia, o cidadão Domingos Borges, que perdeu a primeira batalha na Justiça na tentativa de obrigar os vereadores a lerem o texto em plenário, teve seu pedido de tutela antecipada indeferido, porém agora recorre e aguarda o novo posicionamento do judiciário rondoniense sobre o caso.
Para Carlos Caldeira, articulista político responsável por três pedidos de impeachment contra Hildon Chaves na Câmara Municipal, existe uma grande possibilidade dessas denuncia tomar o mesmo destino que as dele, que é o arquivamento sumário.
Porém, a paralisação do serviço de transporte escolar, o cambaleante sistema de transporte coletivo, os graves problemas urbanos e de infraestrutura, aliados a denuncias de má administração e dezenas de viajem de Hildon ao exterior, podem acender o pavio da indignação coletiva.
Um protesto em frente e dentro da Câmara de Vereadores vem sendo articulado pela comunidade revoltada com os graves e prejudiciais problemas causados à cidade de Porto Velho e seus habitantes. A comunidade vem exigindo a leitura da denuncia e seu andamento, que culminaria com o afastamento de Hildon durante a apuração dos fatos.
Por enquanto, resta aguardar qual será o entendimento do Judiciário frente à esse caso que vem travando a pauta política e deixando Porto Velho na lista de prefeitos denunciados.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!