Eles denunciam os ônibus não circulam há 10 meses. Empresas deixaram de atender os estudantes por falta de acordo com prefeitura.
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Pais e estudantes de comunidades rurais de Porto Velho realizam na manhã desta segunda-feira, 03 de dezembro, protesto em frente a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) contra a falta de transporte escolar tanto para os alunos quanto também para levar professores até as escolas. Ao todo, os estudantes apontam que nove localidades estão desassistidas sem o transporte escolar no município.
“Centenas de alunos estão perdendo aulas desde o inicio do ano porque o transporte escolar não está funcionando. Os veículos apresentam, constantemente, problemas mecânicos e param de circular, e este ano está pior. A educação pública foi abandonada pelos gestores e nossa juventude está sofrendo com isso”, conta Antônia Nunes, moradora da localidade de Cujubim Grande.
Os manifestantes chamam a atenção para o efeito negativo que a perda de aulas têm na formação dos jovens, sobretudo em relação àqueles que pretendiam prestar vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano, e que tiveram que fazer o exame mesmo estando fora de sala de aula.
“Quando reclamamos das aulas perdidas, a secretária diz que não seremos prejudicados porque o conteúdo será reposto. Mas, muitas vezes, essa reposição acontece no final do ano, quando já tem passado o Enem e foi o que aconteceu este ano. Todas essas barreiras são fatores que desestimulam cada vez mais os jovens a permanecerem no campo e os motiva até a largar a escola. Um absurdo essa negligência da prefeitura”, declara a mãe Maria Clara Batista.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!