RECOMENDAÇÃO: Após intervenção entre MPF e DPE, associação retira divulgação de festa ‘que incita o estupro’

As entidades consideraram “a existência de estudos científicos/sociológicos sólidos sobre a existência de uma cultura do estupro"...

RECOMENDAÇÃO: Após intervenção entre MPF e DPE, associação retira divulgação de festa ‘que incita o estupro’

Foto: Divulgação/facebook

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 

Recomendação conjunta assinada por membros do Ministério Público Federal (MPF/RO) e da Defensoria Pública do Estado (DPE/RO) fez com que a Associação Atlética Acadêmica Orlando Leite Carvalho (AAAOLC), conhecida como Atlética Muralha, alterasse o nome da festa que irá comemorar seus quatro anos de existência.

 

As entidades consideraram “a existência de estudos científicos/sociológicos sólidos sobre a existência de uma cultura do estupro – consistente na normalização e atitude de permissividade em relação a alguns comportamentos sexuais e de gênero eminentemente misógenos – com traços identificáveis na sociedade brasileira, ou em nichos sociais/regionais dessa sociedade, e que esse tipo de sugestão (ARRANCABAÇO) ainda que não intencional, pode reforçar tal cultura, vulnerabilizando ainda mais a posição da mulher na sociedade”.

 



Nota de Esclarecimento da Associção Atlética / Reprodução-Facebook

 

 

Levaram em conta, ainda, que “considerando que traços de tal cultura consistem justamente em culpabilizar a vítima, objetificação sexual, trivialização do estupro, negação de estupros, recusa de reconhecer o dano causado por algumas formas de violência sexual ou alguma combinação entre esses comportamentos”.

 

Na visão dos defensores públicos Gilberto Leite Campelo e Silmara Borghelot, além dos procuradores da República Daniela Lopes de Faria e Gisele Dias de Oliveira Bleggi Cunha, a nomenclatura “Arrancabaço”, há pouco utilizada pela Atlética Muralha, incitava o estupro.

 

Após a recomendação, a entidade alterou o nome da comemoração para “Carneirada”. Além disso, publicou uma Nota de Esclarecimento em sua página oficial no Facebook manifestando, entre outros pontos, total repúdio à “cultura do estupro”.

 

 

 

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS