Emissão de documentos é um dos serviços prestados no barco
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A unidade de saúde social fluvial Walter Bártolo, o barco hospital do governo de Rondônia, fará a partir do próximo dia 21 a 5 de julho a segunda viagem deste ano para atender às comunidades ribeirinhas de Pimenteiras, Laranjeiras, Porto Rolim, Pedras Negras, Santo Antônio, Santa Fé e Forte Príncipe.
Segundo a coordenadora administrativo financeira da unidade, Alessandra Costa, a tripulação é de cerca de 40 pessoas, entre equipe médica, profissionais do setor administrativo, da Justiça Rápida e da Cidadania. Na área da saúde são oferecidos serviços, como atendimentos médicos, odontológicos, vacinas, preventivo e pré-natal.
Também haverá os serviços de cidadania com a emissão de documentos pessoais, passe livre do idoso, 2ª via de certidão de nascimento e casamento, além da Justiça Rápida. A coordenadora anunciou ainda uma novidade para esta próxima viagem. Após estudo realizado pela equipe que apontou que muitos atendimentos eram decorrentes de endemias muito simples, como diarreias, a equipe levará 100 caixas de hipoclorito para distribuir e um técnico irá acompanhar para realizar palestras conscientizando a população sobre a qualidade da água consumida e medidas de higiene.
‘‘Vamos tentar mudar um pouquinho esta realidade’’, disse.
ESPERANÇA
Mais do que serviços, o barco hospital leva até as comunidades ribeirinhas esperança. ‘‘São comunidades localizadas em áreas de difícil acesso e extremamente carentes, como quilombolas e indígenas. Então através do barco chegamos aonde esses serviços não chegavam. É muito gratificante. Fazemos tudo com muito amor’’, afirmou Alessandra.
Desta vez a viagem começará com o percurso inverso. O barco que está atracado no município de Guajará-Mirim de onde deslocará na próxima sexta-feira (16) até Pimenteiras e de lá fará o retorno a Guajará-Mirim realizando os serviços sociais e de promoção de saúde aos ribeirinhos de Rondônia e até bolivianos devido à proximidade com a fronteira do País.
A coordenadora explicou que a mudança foi necessária para garantir a trafegabilidade da embarcação neste período em que o nível da água costumar baixar. ‘‘Serão cinco dias até chegar a Pimenteiras, e no dia 21 vamos iniciar o atendimento que durará até 5 de julho’’.
A expectativa é atender entre cinco e seis mil pessoas com a aproximadamente 12 mil procedimentos. ‘‘Não temos hora para encerrar o atendimento, enquanto tiver demanda estaremos atendendo’’, garantiu.
Em fevereiro, a unidade atendeu a cerca de 10 mil pessoas.
‘‘O governador Confúcio Moura tem grande preocupação em colocar esse barco no rio para atender a essas pessoas”, observou, ressaltando que os serviços do barco hospital são de responsabilidade da Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas).
PROGRAMAÇÃO
16/06 – Deslocamento de Guajará-Mirim/ Pimenteiras
20/06 – Chegada em Pimenteiras e embarque da equipe de Porto Velho
21/06 – Atendimento/Comunidade de Pimenteiras
22/06 – Atendimento/ Comunidade de Pimenteiras
23/06 – Atendimento/ Comunidade de Pimenteiras e 18h- Deslocamento para Laranjeiras
24/06 – Atendimento/Laranjeiras e 18h – Deslocamento para Porto Rolim
25/06 – Atendimento/ Porto Rolim
26/06 – Atendimento/ Porto Rolim
27/06 – Atendimento/ Porto Rolim e 18h – Deslocamento para Pedras Negras
28/06 – 14 h – Início dos atendimentos em Pedras Negras
29/06 – Atendimentos/Pedras Negras e 18h – Deslocamento para Santo Antônio
30/06 – Atendimento/ Santo Antônio e 18h – Deslocamento para Santa Fé
01/07 – Atendimento/Santa Fé e 18h – Deslocamento para Forte Príncipe
02/07 – Atendimento/Forte Príncipe
03/07 – Atendimento/Forte Príncipe
04/7 – Atendimento/Forte Príncipe e 18h – Deslocamento de retorno para Guajará- Mirim
05/07 – Chegada em Guajará-Mirim e retono da equipe a Porto Velho.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!