Com estrutura fortalecida, DER amplia capacidade de atuação em todo o estado
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Nos últimos cinco anos a estrutura do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER) cresceu mais de 150%, e o órgão conta hoje com quatro usinas de asfalto quente (Concreto Betuminoso Usinado a Quente – CBUQ), além de uma estrutura para atender a cidade de Porto Velho.
Em dezembro de 2010 o Governo de Rondônia contava com oito Residências Regionais do DER, e não havia nenhuma usina de asfalto à disposição do Departamento que é responsável por cuidar da malha viária estadual. Hoje, são 15 Residências Regionais, quatro usinas de asfalto quente e a Coordenadoria de Ações Urbanísticas (CAU), criada para atender exclusivamente Porto Velho, chegando ao total 20 unidades do órgão distribuídas estrategicamente por todo o estado, atuando com um “exército” com cerca de 800 servidores.
O governador Confúcio Moura reativou Residência Regional do DER nos municípios de Jaru, Machadinho e Vilhena, e implantou da unidades de Extrema (na Ponta do Abunã, na divisa do estado com o Acre), em Buritis e São Francisco do Guaporé, além de estruturar a unidade de Cacoal com máquinas e equipamentos para também recuperar estradas. Antes, Cacoal funcionava apenas como almoxarifado central, trabalhando com a distribuição de alimentos e peças para máquinas.
USINA DE ASFALTO
O DER tem três usinas de asfalto quente em funcionamento (em Porto Velho, Jaru e Ji-Paraná) e está em fase final de instalação a quarta unidade em Rolim de Moura. Além disso, o governo implantou outras sete usinas de asfalto frio nas Residências Regionais.
ECONOMIA
Toda essa estrutura permitiu ao Governo, o desafio de executar obras por administração direta (com máquinas, equipamentos e servidores próprios), com economia acima de 40% em relação ao preço praticado por empresas contratadas. “Hoje restauramos e asfaltamos rodovias por administração direta. Fazemos asfalto urbano nos municípios. Porto Velho, Buritis, Alvorada, Presidente Médici, Machadinho D’ Oeste e Ji-Paraná são alguns dos exemplos recentes dessa visão que deu certo”, destaca Ezequiel Neiva.
RESIDÊNCIAS REGIONAIS
São unidades instaladas estrategicamente nos municípios, para otimizar as ações do Governo na manutenção da malha viária estadual. Cada Regional tem uma parque de máquinas e equipamentos à sua disposição, junto com servidores que são responsáveis por cuidar da malha viária em sua respectiva região.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!