Juiz Federal garante sigilo financeiro aos advogados de RO

Juiz Federal garante sigilo financeiro aos advogados de RO

Juiz Federal garante sigilo financeiro aos advogados de RO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

 O juiz Dimis da Costa Braga, da 1ª vara federal da Seção Judiciária de Rondônia, garantiu o total sigilo das movimentações financeiras dos advogados do Estado, em decisão liminar exarada no Mandado de Segurança Coletivo nº 1000016-29.2016.4.01.4100, impetrado pela Ordem dos Advogados do Brasil, Secção de Rondônia.

A Fazenda Nacional sustentou em juízo a possibilidade da Delegacia da Receita Federal do Brasil em Porto Velho constituir créditos fiscais contra advogados vinculados à OAB/RO, usando o procedimento previsto no artigo 6º da Lei Complementar nº 105, de 2001. Os procuradores da Fazenda disseram, ainda, que está se confundido proteção constitucional do sigilo de dados com a proteção contra a interceptação de dados, protegida pela cláusula de reserva de jurisdição absoluta. Entendem os representantes do órgão que não é necessário autorização prévia para a prática do ato, afirmando nos autos do processo que a prática é adotada na esmagadora maioria dos países considerados avançados.

A Justiça Federal julgou o caso, apresentando jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre o assunto, inclusive declarando a inconstitucional da Lei nº 9.311/1996, da Lei Complementar  nº 105/2001 e do Decreto nº 3.724/2001.

Analisando a chamada fumaça do bom direito e o perigo da demora em se decidir sobre a liberação ou não dos dados financeiros dos advogados para Fazenda Nacional, o magistrado Dimis Braga entendeu que ambos os institutos jurídicos estavam presentes na ação judicial, pelos supostos prejuízos imediatos que poderiam ser causados aos advogados e pelo risco de estarem imediatamente sujeitos a terem quebrados seus sigilos bancários diretamente pela autoridade fiscal. Assim, ele deferiu o pedido liminar para suspender a aplicação da Instrução Normativa da Receita Federal nº 21571/2015, no que se refere aos advogados e sociedade de advogados com registro na OAB/RO, garantindo a estes o direito de não sofrer os efeitos da mencionada Instrução Normativa, em especial o direito de não terem seus sigilos bancários quebrados diretamente pela autoridade fiscal.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS