Famílias recebem do governo título definitivo dos imóveis que ocupavam há 20 anos
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
A entrega de mais 600 títulos de propriedade de imóveis na área urbana do município de Buritis nesta quinta-feira (3) encerrou uma espera de quase 20 anos, de acordo com a coordenação do Programa Estadual Titulo Já de Regularização Urbana. O ato aconteceu na quadra de esportes da Escola Estadual Buritis.
O coordenador de Gestão Patrimonial e Regularização Fundiária, Antônio Fortunato, explicou que o programa realizou na primeira etapa mais de 30 mil procedimentos em 18 municípios, sendo registrados em cartório e entregues 11 mil títulos em 12 cidades entre os anos de 2011 e 2015.
A meta do governo é a entrega de 70 mil escrituras de imóveis urbanos até o final de 2018. “Seja com topografia, georreferenciamento e emissão de títulos. Nossa equipe está trabalhando acelerado para cumprir essa meta”.
Para a regularização de 3,5 mil propriedades em Buritis, o Estado assinou um convênio com o município. O custo da escritura sai praticamente zero para o proprietário, pois o Tribunal de Justiça dispensou a cobrança de taxa a Associação dos Notários e Registradores do Estado de Rondônia (Anoreg), cujo custo final estimado é superior a R$ 2 mil.
Os beneficiários do programa pagam pelo título ao Cartório apenas uma pequena taxa para ressarcimento de despesas com o papel e a impressão do documento. No Cartório local, outros 300 títulos aguardam registro para serem entregues até o final do ano.
O aposentado Marinho Alves de Freitas, de 74 anos, mora no setor 6 e foi um dos 600 a receber o documento do imóvel. Bastante emocionado, ele relatou que o recebimento do documento do imóvel “é a realização de um sonho. É a primeira vez que sinto a segurança de estar morando no que é meu. Agora posso ter minha casa sem medo de aparecer outro dizendo que é dono”.
O governador Confúcio Moura lembrou que os moradores que já estão com o título definitivo da propriedade em mãos podem buscar também recursos junto às instituições financeiras, uma vez que os imóveis estão mais valorizados. “Hoje vocês são donos de fato e de direito do imóvel”, destacou.
O prefeito de Buritis, Oldeir Ferreira dos Santos, admitiu que de posse do documento definitivo a família tenha a possibilidade também de passar as terras para seus herdeiros, além de servir como garantia da cidadania.
A secretária municipal de Planejamento de Buritis, Selma Regina Ferreira de Almeida, informou que até o momento foram processados mil títulos, e que o governo deixou 3,5 mil unidades pagas. Em 2014 já haviam sido entregues 73 títulos. “Quem ainda não fez, pode se cadastrar para os próximos lotes, pois o trabalho de cadastramento, emissão e registro de título continuam sendo feitos no setor fundiário da prefeitura”.
O Título Já é um programa de governo, destinado à regularização de imóveis de famílias de baixa renda no Estado. Foi instituído em 2011 e firmado em março de 2012, mediante a assinatura de um termo de cooperação entre governo, Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ/RO) e Associação dos Notários e Registradores do Estado de Rondônia (Anoreg), para atender os municípios, onde o TJ isenta os cartórios de pagar a taxa do Fundo Judiciário (Fuju) e a Anoreg estipula aos cartórios um valor de R$ 50,00 por registro de Título, para ajuda de custo, que é pago pelo governo estadual.
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!