Maio Amarelo encerra com caminhada pela vida no próximo sábado em Porto Velho
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O Movimento Maio Amarelo encerrará no próximo sábado a programação alusiva ao mês de conscientização contra acidentes trânsito, em Rondônia, com a Caminhada Pela Vida, no Espaço Alternativo, a partir das 17 horas. Todos os parceiros estão mobilizando pessoas para o ato que chamará a atenção da sociedade para a mudança de comportamento no trânsito.
Durante o evento, serão apresentados dados e informações para o público visando conscientizar sobre os riscos e danos à vida. Um ato com balões nas cores amarela e preta marcará como sinal de alerta em favor da vida. Neste mês de maio foram realizadas diversas blitzes educativas, palestras em escolas e empresas, distribuição de material informativo, seminário e debates sobre a temática.
Para o diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), José de Albuquerque Cavalcante, a mobilização conseguiu êxitos com a articulação de parceiros em prol do trânsito seguro e o alinhamento do discurso no sentido de mudança de comportamento no trânsito. “O governador Confúcio Moura tem preocupação com o problema do trânsito e determinou a unidade de tarefas para a redução de acidentes em todo o Estado”, explicou o diretor.
Dados do Ministério da Saúde apontam o Brasil como o quinto País no ranking de acidentes de trânsito. Por ano, morrem no Brasil cerca de 45 mil pessoas vítimas de acidentes de trânsito. O Movimento Maio Amarelo é uma ação da Organização das Nações Unidas (ONU), em mais de 100 países, que prevê metas para a redução de acidentes até 2020.
São parceiros do Movimento Maio Amarelo em Rondônia: Governo do Estado, através do Detran-RO, Secretarias de Saúde (Sesau), da Educação (Seduc) e de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Companhia Independente de Trânsito da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Pronto-Socorro João Paulo II, Departamentos Estaduais de Comunicação (Decom) e de Estradas de Rodagem (DER), além da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Sindicato dos Corretores e Empresas Corretoras de Seguros (Sincor-RO), Secretarias Municipais de Trânsito (Semtran) e da Saúde (Semusa) de Porto Velho, Universidade Federal de Rondônia (Unir), Movimento Abrace Porto Velho, Comitê Estadual de Segurança Viária (Cetran), Grupos Rovema, Master Motos e Porto Seguro Seguradora.
Os parceiros de mídias são: TV Rondônia/Globo, TV Candelária/Record, Rede TV!/SGC, TV Allamanda/SBT, Jornal Diário da Amazônia, Rádio Globo/SGC, Rádio Clube Cidade/Transamérica, Rádio Parecis/Jovem Pan e Rádio Cultura FM.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!