O rio Madeira atingiu às 10h desta quarta-feira (11) a cota de 17 metros, que pelo sistema de alerta do monitoramento realizado pelo Sistema Geológico Brasileiro (CPRM) é considerado “alerta de inundação”...
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
O rio Madeira atingiu às 10h desta quarta-feira (11) a cota de 17 metros (veja gráfico), que pelo sistema de alerta do monitoramento realizado pelo Sistema Geológico Brasileiro (CPRM) é considerado “alerta de inundação”, com isso o rio que tem oscilado muito nesses últimos dias no nível, hoje manteve a variação entre 16,96 metros até 17m e a cheia prossegue atingindo ruas e bairros da região central, próximo a área portuária e ribeirinha.
O serviço de remoção das famílias atingidas no setor da Balsa e região Norte de Porto Velho tem sido feito sob a supervisão da Defesa Civil do Município que já deslocou equipes para dar assistência e ajudar na locomoção dessas famílias. Ativou abrigos para famílias que não possuem parentes ou não tem local para ficar longe de suas casas. Nesse caso a prefeitura não disponibiliza auxílio moradia de 500 reais. Apenas para situações em que os desabrigados são removidos para outras residências, seja de familiares ou amigos. Todas elas devidamente cadastradas junto a Secretaria Municipal de Ação Social (Semas), que trabalha em parceria com a Defesa Civil.
As águas do Madeira já estão atingindo o deque que fica localizado no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, próximo aos galpões. Vale ressaltar que ao contrário do ano passado, quando ocorreu a maior cheia da história de Rondônia – quando foi atingida a marca histórica de 19,74 metros -, o rio este ano está dois metros menos cheio que no mesmo período de 2014, o que tranquiliza autoridades e a comunidade ribeirinha.
A previsão do aumento de chuvas neste mês de março deve manter a cheia progressiva do rio Madeira, mas sem a mesma intensidade do ano passado. Ainda que ocorram chuvas nas cabeceiras do rio Beni, na Bolívia, e Mamoré, nada que mude a perspectiva este ano de ser uma cheia considerada “normal”.
Na área central de Porto Velho as águas do Madeira tomam ruas e deixaram ruas intransitáveis ou isoladas. O acesso está sendo feito nas ruas adjacentes ainda não atingidas e parte do comércio da região já foi fechado.
De acordo com dados da Prefeitura o alagamento já atingiu de forma mais crítica três bairros na área urbana, Triângulo, São Sebastião e Milagres. Sendo que no São Sebastião famílias que moram no Beco Gravatal já foram orientadas e deslocadas da área, que está alagada.
Pessoas ou famílias que se encontram em estado de alerta e já se sentem prejudicadas pelos alagamentos podem entrar em contato para remanejamento pelo telefone disponibilizado pela Prefeitura no número 3901 3020.
VEJA TAMBÉM:
CHEIA – Rio Madeira chega perto dos 17 metros e aproxima da cota de “inundação” - FOTOS
A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.
Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!