Em comparação a ontem, cuja média foi de 16,40m, o rio subiu praticamente 24cm, deixando a área portuária e ribeirinha de Porto Velho em estado de alerta.
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
No registro realizado pelo monitoramento do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) a cota do rio Madeira até o final da manhã desta quinta-feira (26), precisamente por volta das 11h15, estava em 16,64m. Em comparação a ontem, cuja média foi de 16,40m, o rio subiu praticamente 24cm, deixando a área portuária e ribeirinha de Porto Velho em estado de alerta.
Como já registrado em dias anteriores o nível do rio Madeira sobe e desce com uma oscilação variada entre oito a cinco centímetros do início do dia até o seu final.
Por enquanto, até o momento, segundo dados da CPRM, em dados comparativos do ano passado no mesmo período, o rio Madeira estava dois metros acima do que é registrado hoje. Descartando a cheia histórica do ano passado, que chegou no seu pico com incríveis 19,74m – registro esse de 30 de março de 2014.
As águas já tomam contam parcialmente dos bairros próximos a beira do rio, como Baixa União, Triângulo, Candelária e Cai N’Água e já é possível ver a preocupação de algumas famílias em buscar lugares para ficar nesse período. A Defesa Civil do Município monitora também o andamento do rio em relação a esses locais e já busca meios de realocar os atingidos.
A proporção é menor na elevação da cota do rio, porém, de acordo com informações de técnicos da CPRM, o que hoje demanda a subida das águas do Madeira são as chuvas que caem sobre a região e depende também do comportamento da parte do rio que vem da Bolívia e região peruana, que é impossível mensurar. Mas as análises em cima de dados proporcionais desse ano em comparativo com ano passado no mesmo período o rio Madeira deve permanecer subindo até o final de março, mas sem o prejuízo e excessos causados na maior cheia registrada na história de Rondônia.
No momento o rio segue subindo e a oscilação permanece estável, até o final do dia pode baixar um pouco em relação ao que foi registrado na manhã de hoje.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!