Saúde, educação e segurança pública: o trinômio que pesa na balança eleitoral - Por Valdemir Caldas

Saúde, educação e segurança pública: o trinômio que pesa na balança eleitoral - Por Valdemir Caldas

Saúde, educação e segurança pública: o trinômio que pesa na balança eleitoral - Por Valdemir Caldas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Três temas prometem movimentar os debates entre os candidatos à sucessão estadual: saúde, educação e segurança pública. E quem não tiver a lição na ponta da língua estará em mãos lençóis. Repita-se, lição, não enrolação, porque de discurso demagógica, a população está com a paciência saturada. Por isso, é melhor cada um pensar antes no que vai falar, para não correr o risco de dizer asneira, como alguns já andam fazendo por ai.

A cada dia, a cada mês, a cada ano, aumenta a preocupação da sociedade com a precariedade dos serviços que lhe são prestados pelo poder público, com relevo para esses três setores. Nem precisa consultar as estatísticas. Os fatos estão na ordem do dia e falam por si sós. Na eleição deste ano, espera-se outra postura daqueles que pretendem governador o Estado de Rondônia, a partir de janeiro vindouro, não somente com relação a essas áreas.

Embora a situação não seja diferente noutras unidades da federação, em Rondônia, o quadro é desesperador. A propaganda oficial garante que o governo vem fazendo a sua parte, mas os resultados ainda são tímidos e deixam muito a desejar, principalmente na capital, o que, em tese, justificaria a baixa popularidade do governador Confúcio Moura entre os eleitores porto-velhenses.

Saúde, educação e segurança pública são direitos do cidadão e dever do Estado. Pedir que a pessoa de bem, que goza de sua liberdade, sinta-se amparada pelo Estado, não deixa de ser uma tarefa quase impossível. Dizer a um paciente, que precisará submeter-se a procedimento cirúrgico, que ele será bem atendido na rede pública, é tentar esconder o sol com peneira. Quantos pais ou mães estão satisfeitos com a qualidade do ensino que o poder público oferece aos seus filhos?

Essas e outras questões precisam ser enfrentadas, de maneira rigorosa e definitiva. O Estado de Rondônia vem crescendo e, com certeza, a tendência, com todos os obstáculos naturais disso decorrentes, é que a situação piore. É hora, pois, de se buscar novas alternativas e novos métodos de trabalho, pisar no acelerador e partir decisivamente para vencer essa guerra.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS