Rui ficou revoltado com a atitude dos fiscais, que segundo ele, não o esperaram para aplicar a multa e já guincharam, arrastando sua caminhonete...
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Rui Barbosa de Souza, morador do município de Ariquemes, esteve em Porto Velho na última terça-feira (08) onde se dirigiu até a Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), localizada na Rua Major Amarante, Bairro Arigolândia e utilizou o estacionamento que fica em frente ao prédio, onde existe a marcação no chão indicando ser transversal (estacionar com ângulo de 45º) e ainda uma placa de estacionamento e estacionou seu veículo, uma caminhonete Amarok/VW, CD 4x4, placa NCO 3417/RO. Sem saber que é proibido estacionar na transversal, Rui estacionou de forma errada porque além da marcação no chão, haviam outros carros estacionados de forma errada.
Depois de algum tempo no interior do prédio, Rui retornou ao estacionamento e para a sua surpresa a sua caminhonete não estava mais no local onde havia deixado. Ao entrar em contato com um dos guardas que fazem segurança na ALE-RO, foi informado que um grupo de fiscais da Semtran mandou guinchar seu veículo. Ele também encontrou os carros que estavam anteriormente estacionados na transversal já na forma exigida pela fiscalização.
Rui ficou revoltado com a atitude dos fiscais, que segundo ele, não o esperaram para aplicar a multa e já guincharam, arrastando sua caminhonete – ele registrou fotos do local onde estava estacionado onde estão as marcas dos pneus. Ele então se dirigiu até o Detran-RO e depois a Semtran, onde constatou que foi multado em R$ 212,20 e que vai seguir os procedimentos legais para a liberação da sua caminhonete.
O local vago e com as marcas dos pneus no chão era onde estava a caminhonete de Rui e que foi guinchada.
O homem disse que por morar em outra cidade não sabia que o estacionamento em frente a ALE-RO era na horizontal, pois no local não existe sinalização que indique isso, pelo contrário, permanece as marcações anteriores da determinação da Semtran e ainda para completar, tem uma placa legal de estacionamento.
Em contato com o inspetor de fiscalização da Semtran, Rui disse que os fiscais agiram corretamente e que as marcações feitas no local foram pintadas pela ALE-RO e não tem nada a ver com responsabilidade da secretaria. Quando disse que iria levar a imprensa o fato do local ser mal sinalizado e deixar os condutores de veículos confusos em que é determinado de forma legal pela Prefeitura e o que está sinalizado, segundo ele, o fiscal desdenhou e disse que poderia publicar onde quisesse que não ia dar em nada e seria apenas mais uma notícia.
Rui registrou uma ocorrência na 2ª Delegacia de Polícia Civil, de nº 14E1002005052, citando como infrator “agentes de trânsito”.
A reportagem tentou entrar em contato com o gabinete da Secretaria Municipal de Trânsito através do fone 3901-3161, porém não obteve resposta e deixa o espaço aberto para esclarecimento.
Em maio de 2013 uma força tarefa de fiscalização da Semtran autuou todos os veículos que estavam estacionados, incluindo funcionários da própria Assembleia Legislativa. Na ocasião a ação dos fiscais foi muito criticada porque há quase duas décadas o estacionamento com ângulo de 45º era utilizado por todos e não houve aviso ou mesmo comunicado por parte da Secretaria em relação a esta mudança. Na época a própria ALE informou que havia um acordo entre a Prefeitura e quando o presidente da Casa de Leis ainda era Marcos Donadon.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!