A Defesa Civil Municipal está entregando declarações aos moradores que precisaram deixar suas casas e agora estão tendo dificuldades para apresentar comprovantes de residência para fins de recebimento de valores do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Para receber os benefícios do FGTS a pessoa deve apresentar os documentos pessoais, um comprovante de residência que ateste ser ela residente das áreas afetadas pela enchente e não ter efetuado outro saque num período inferior a um ano. Os valores máximos a serem pagos a cada trabalhador correspondem ao saldo disponível em sua conta vinculada, limitando-se ao valor máximo de R$ 6.220,00. As pessoas podem sacar o valor que tiver retido em contas de empresas das quais elas já saíram ou das empresas em que trabalham atualmente, respeitando o limite máximo desse valor.
Algumas pessoas estão tendo dificuldades para comprovar residência, uma vez que muitas moradias não estavam devidamente cadastradas na Prefeitura. Há também casos de ruas e de numeração de casas que não constavam na lista entregue pelo Município à Caixa Econômica. Para todos esses casos, a Defesa Civil está disponibilizando declarações que atestam que essas pessoas foram de fato retiradas de suas residências em função do Estado de Calamidade Pública, conforme o Decreto 13.420, de 27 de fevereiro de 2014.
De acordo com o coordenador de operações da Defesa Civil Municipal, Paulo Afonso, os atendimentos estão acontecendo todos os dias, durante o horário de expediente, na sede do órgão, que se situa no Gabinete do Prefeito, em frente à Catedral Metropolitana. O gerente regional da Caixa Econômica Federal, Paulo Gorayeb, garantiu que funcionários dessa instituição colaborarão com a Defesa Civil para prestar informações mais detalhadas aos que pretendem realizar os saques.