ARIQUEMES - Presos passam a ser monitorados por tornozeleiras eletrônicas

ARIQUEMES - Presos passam a ser monitorados por tornozeleiras eletrônicas

ARIQUEMES - Presos passam a  ser monitorados por tornozeleiras eletrônicas

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Na tarde desta quinta feira (13/03) nas dependências da Casa do Albergue de Ariquemes, a SEJUS/RO (Secretaria de Estado da Justiça) deu inicio ao monitoramento de presos através de tornozeleiras eletrônicas. Policiais Militares do Sétimo Batalhão PM estiveram presentes neste evento.
De acordo com o diretor da Casa do Albergado de Ariquemes, Stanisley de Sena Brito, a medida deve garantir mais eficácia na fiscalização dos presos que atualmente se encontram no regime fechado, mas devido o bom comportamento obtiveram o beneficio de participarem do projeto denominado "Construindo a Liberdade", onde os detentos saem do presídio para prestar serviços aos órgãos estaduais e municipais, serviço este que reduz suas penas a serem cumpridas. O projeto já havia sido adotado há alguns meses atrás, mas devido o número de fugas e morte de detentos participantes do projeto, o Juizado da Comarca de Ariquemes suspendeu temporariamente, até serem tomadas novas medidas para evitar tais situações.
O diretor relatou que de imediato, vinte e cinco tornozeleiras eletrônicas foram instaladas nos detentos, somente nesta primeira etapa, sendo vinte e dois homens e três mulheres, e dependendo da avaliação do Juizado Criminal local, o monitoramento poderá se estender para outros detentos.
As tornozeleiras contam com um avançado sistema de monitoramento, podendo acompanhar o deslocamento de cada preso. Os servidores do sistema prisional terão acesso a um sistema ligado a internet, que disponibilizará com precisão e em tempo real a localização de cada detento, o que segundo Stanisley, evitará que o detento saía de sua área delimitada, como por exemplo: Residência e local de trabalho, e também delimitar locais impróprios.
O equipamento esta sendo representado pela empresa brasileira "Spacecom", a qual mandou um instrutor para instruir os servidores do presídio de como colocar o equipamento nos detentos e também manusear o programa que faz o rastreamento. O instrutor da empresa, explicou que se o equipamento for violado, emitirá um sinal a central, o mesmo acontece se o preso transgredir a sua área delimitada, ou também se o usuário não recarregar seu equipamento, que neste caso, Stanisley ressalta que pode resultar ao interno, em aplicações de penalidades, inclusive com a suspensão do direito de liberdade assistida.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS