MPF investiga uso de produtos ilegais na criação de peixes em Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Recentemente, a procuradora da República Gisele Dias de Oliveira Bleggi Cunha instaurou um inquérito civil sobre a “masculinização” de peixes criados em cativeiro com produtos proibidos ou não estudados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
“O uso de produtos não registrados no Ministério da Agricultura, contendo hormônios sintéticos (17-alfa-metil-testosrerona e outros) em atividade de aquicultura, com a finalidade de promover a “masculinização” de peixes criados em cativeiros,visando controlar a reprodução, informada no procedimento encaminhado pelo Ministério Público do Estado de Rondônia. De acordo com o relatório elaborado por fiscal do MAPA, o uso destas substâncias representariam riscos à saúde de humanos, que consomem peixes, além de afetar outras espécies expostas à contaminação. Vários estabelecimentos estariam comercializando estes produtos pela internet, a despeito de não estarem autorizados pelo MAPA a assim proceder, de onde surgiriam indícios de que estes produtos estariam sendo contrabandeados e comercializados ilegalmente no Brasil”, afirmou a procuradora na portaria de número 58.
Diante do fato, o Ministério Público Federal vai realizar diligências e a análise de diversos documentos para verificar as responsabilidades dos possíveis envolvidos nas irregularidades.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!