O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade será realizado nesta terça (3) e quarta-feira (4). Cerca de 30 mil pessoas devem fazer o exame em unidades prisionais de todo o Brasil. Em Rondônia, 286 reeducandos estão inscritos. Um crescimento de 118% com relação ao ano passado, quando 131 apenados fizeram o exame e de mais de 300% se comparado aos 69 participantes de 2011.
De acordo com a professora do Setor de Atendimento ao Apenado (Stea) da Secretaria de Justiça (Sejus), Irlei Rodrigues, estes números representam o avanço dos projetos de reinserção social desenvolvidos pelo Governo de Rondônia, em especial os voltados para a educação de detentos, e consequentemente a melhora na oferta de ensino nas unidades penitenciárias do estado.
“Em três anos o Governo da Cooperação conseguiu triplicar o número de apenados participando do Enem. É o resultado do trabalho que estamos desenvolvendo e que há algum tempo já vem gerando ótimos resultados, por exemplo, os reeducandos que estão fazendo faculdade. Alguns estão até no regime fechado, o que há alguns anos seria inacreditável”, comemorou a secretária de Justiça, Elizete Lima.
Em Porto Velho, o reeducando Joel Pereira de Araújo, que é monitorado eletronicamente através do uso de tornozeleira, afirma que dedicou os últimos três meses para se preparar para o exame. Esta já é a segunda vez que o apenado participa do Enem com o objetivo de entrar para a faculdade. Segundo ele, sua principal dificuldade é a redação. Caso seja aprovado, Joel já sabe o que vai estudar: Educação Física ou Veterinária. “A minha primeira opção é veterinária porque eu gosto muito de animais e sempre trabalhei em sítio, com gado e cavalo, mas se eu não conseguir vaga para esse curso, a segunda opção é Educação Física, uma área que eu também gosto muito”, disse.
Além da possibilidade de cursar uma faculdade, o Enem também possibilita a conclusão do Ensino médio e obtenção do certificado para os candidatos que forem aprovados.
Prova
A prova será feita em duas etapas, no mesmo formato do Enem tradicional, mas com questões diferentes da prova que foi aplicada em outubro. Nesta terça-feira (3) os reeducandos têm 4h30min para responder 90 questões sobre ciências humanas e ciências da natureza. E amanhã (4), terão 5h30min para fazer a redação e responder mais 90 questões sobre linguagem e matemática.