Ministra das relações institucionais recebe em Brasília sindicalistas e parlamentares de Rondônia e Acre

Ministra das relações institucionais recebe em Brasília sindicalistas e parlamentares de Rrondônia e Acre

Ministra das relações institucionais recebe em Brasília sindicalistas e parlamentares de Rondônia e Acre

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Quarta-feira dia 09 de outubro último, o governo federal através da ministra das Relações Institucionais da Presidência da República Ideli Salvatti, realizou uma importante reunião para discutir a Proposta de Emenda Constitucional PEC-556/2002, matéria que concede a Seringueiros e Soldados da Borracha os mesmos direitos concedidos aos  ex-combatentes:  aposentadoria especial, pensão especial, dentre outros. O objetivo do encontro  foi encontrar uma solução definitiva para o caso da PEC. Representantes dos Ministérios da Fazenda; Previdência; Planejamento; Casa Civil e Presidência da República participaram do encontro, parlamentares de Rondônia, Acre e a diretoria dos Sindicato dos Soldados da Borracha se fizeram presentes.

A reunião foi articulada a partir de solicitações feitas pelo sindicato, que há muito, inconformado com  a demora na aprovação da PEC/556, enviou ofícios a  vários ministérios em Brasília, pleiteando uma reunião com ministros e representantes do governo. Os Processos Nº 011016840051382013 – (Ministério da Fazenda); 03000004238/2013-25 (Ministério do Planejamento) e  Casa Civil Nº 2100020001055/2013-21, deram condições para a realização e participação dos representantes do governo da reunião. Na ocasião foi dito pelo vice-presidente do sindicato, George Telles, sobre a real situação da categoria, muitos Soldados da Borracha que vivem em estado de penúria, sem ter dinheiro suficiente para cobrir suas principais necessidades imediatas como: moradia adequada, tratamentos de saúde e outros.

Foi reivindicado à ministra e demais representantes do governo, uma solução urgente e imediata para o problema da aprovação da PEC, pois a matéria vem se arrastando há mais de uma década, e que essa demora  proposital, tem sido um fator primordial, inimiga dos Soldados da Borracha que estão à mingua e morrendo rapidamente esperando serem reconhecidos. Após muita discussão os representantes do governo disseram que apresentarão uma contraproposta até a próxima terça-feira dia 15 de outubro, porém deixaram claro que a proposta de equiparação salarial de 07 salários mínimos cobrados, é inviável, tendo em vista o impacto orçamentário que a PEC/556 poderá causar nos cofres da união.

Relembrando: os milhares de Soldados da Borracha e Seringueiros que  ajudaram o Brasil nos momentos mais turbulentos e difíceis, hoje estão perdidos e esquecidos, a década de 40, foi uma época em que a economia ainda era nascente, eles contribuíram muito, e pela troca de suas mãos-de-obra o Brasil conseguiu formar sua primeira Companhia Siderúrgica Nacional e a nação obteve gordos empréstimos dos E.U.A, para alavancar sua economia e desenvolver o oeste de seu território. Nosso país hoje, tem uma dívida moral, social e  histórica com esses homens que foram os pilares do desbravamento e o alicerce do que foi desenvolvido. Reconhecê-los somente como heróis, ou agraciá-los com condecorações, e não os indenizá-los por tudo que passaram ou sofreram, é torna-los ainda mais vítimas de um sistema democrático injusto que procura acobertar seus erros do passado transformando em símbolos, homens que construíram a história do país e que quase nada, receberam em troca.

A diretoria do sindicato também esteve na Procuradoria Regional da República em Brasília agilizando o despacho do processo junto ao órgão, e também esteve no Tribunal Regional da Primeira Região onde se encontra o Processo de Ação Judicial dos Soldados da Borracha.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS