JP II - Na Semana Nacional do Trânsito 48 vítimas são atendidas no fim de semana
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Com o tema, escolhido pelo Conselho Nacional de Trânsito, “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas”, acontece entre os dias 18 e 25 deste mês a Semana Nacional do Trânsito. Mesmo com várias mobilizações, somente neste final de semana, 48 vítimas deram entrada no setor de emergência do Pronto Socorro João Paulo II.
O tema da Semana foi escolhido devido aos elevados índices de acidentes que vem crescendo a cada ano, apesar dos esforços dos órgãos de trânsito. Uma das principais causas de acidentes está relacionada ao uso de bebidas alcoólicas e outras drogas, mesmo com o enrijecimento da lei seca, que impõe ao condutor sob efeito de álcool multa de R$ 1.915.
“Vale lembrar que quando um acidente não resulta em óbito, pode deixar graves sequelas em suas vítimas. Em muitos casos, quem sofre o acidente precisa reaprender até as ações mais básicas, como comer, falar e andar. Por isso, a campanha lança mão de casos reais de acidentados que estão passando por esse difícil processo de reabilitação. O conceito dá o comando: ‘Não deixe um acidente obrigar você a reaprender. Seja você a mudança no trânsito’”, diz o diretor-geral do João Paulo II, Carlos Alberto Caeiro.
Outras ocorrências
Foram registrados ainda cinco ferimentos por arma de fogo, quatro por arma branca, oito agressões físicas, nove acidentes de trabalho, três retiradas de corpo estranho, 25 quedas e 49 procedimentos ortopédicos, dentre outros.
No centro cirúrgico foram realizadas 29 cirurgias para atender as vítimas do trânsito, os baleados e esfaqueados. Ainda de acordo com as estatísticas da unidade, 41 pacientes passaram por avaliação do cirurgião geral, oito foram encaminhados a especialistas, 81 receberam atendimentos na clínica médica e seis foram encaminhados ao setor de psiquiatria do Hospital de Base.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!