Durante dois dias de conferência, os atores envolvidos na área de Assistência Social, debateram, discutiram e planejaram propostas para a gestão e financiamento na gestão do Sistema Único da Assistência Social (Suas), no estado de Rondônia.
Dezesseis delegados foram eleitos para representar o estado, apresentar e defender as propostas de Rondônia na Conferência Nacional de Assistência Social que acontecerá em Brasília de 17 a 19 de dezembro deste ano.
No encerramento da IX Conferência Estadual de Assistência Social, que foi realizada pela Seas, a secretária adjunta da pasta, Zilene Rabelo, destacou a importância do espaço democrático que as conferências propõem. “Este espaço é onde exercemos o controle social, é onde a sociedade, junto as estâncias do governo, buscam novos rumos para a Política de Assistência Social", afirmou Zilene.
Para a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas), Maria da Graça, a participação dos municípios foi excelente, tanto em representações como nas discussões que pautaram a conferência. “Realizamos uma conferência de ótimo nível, elaboramos propostas coerentes com a realidade de cada região do estado, e isso só foi possível com a presença dos delegados eleitos nas etapas municipais dos 52 municípios", destacou Graça.
A presidente do Ceas, aproveitou a oportunidade e elogiou a atuação do governo do Estado, na área social, "o governo, por meio da Seas, tem mostrado uma presença na área social, jamais vista na história de Rondônia. A Seas tem fortalecido os conselhos de direitos e toda a rede socioassistencial", finalizou Maria da Graça.