Os vereadores aprovaram em primeira discussão o Projeto de Lei 2880/2013 de autoria do vereador Alan Queiroz (PSDB), que “torna obrigatória à presença de um profissional de odontologia nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) no município de Porto Velho”. Com o projeto sancionado as equipes hospitalares estarão mais completas, melhorando consequentemente, o atendimento e os cuidados com a saúde bucal dos pacientes evitando assim a proliferação de bactérias.
De acordo com a Comissão Permanente de Saúde e Higiene Pública (CPSHP), a presença do cirurgião na UTI é importante para manter a higiene bucal e saúde do sistema estomatognático do paciente enquanto o mesmo estiver internado, prevenindo e tratando a cárie, abscesso dentário, traumas na língua e nos lábios, placa bacteriana e outras patologias. Ainda de acordo com a CPSHP o atendimento odontológico na UTI envolve gastos irrelevantes, pois são procedimentos simples e baratos e que proporcionam grandes benefícios e conforto para os pacientes.
O Vereador Alan Queiroz explica que os cuidados bucais dos pacientes de UTIs são essenciais para evitar a proliferação de bactérias e fungos, que, além de prejudicar a saúde bucal e o bem-estar do paciente, pode prejudicar outros órgãos e sistemas, agravando o quadro clínico e prolongando a estada na UTI.
“Os protocolos de cuidados com a saúde bucal para diminuir riscos de doenças sistêmicas infecciosas são de grande valia para a saúde pública e privada, mas poucas instituições empregam esses protocolos para pacientes internados em enfermarias ou UTIs” finaliza Queiroz.