Judiciário faz mobilização contra exploração sexual em São Francisco do Guaporé

Judiciário faz mobilização contra exploração sexual em São Francisco do Guaporé

Judiciário faz mobilização contra exploração sexual em São Francisco do Guaporé

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A comarca se organizou para "fazer bonito" no combate ao abuso e à exploração sexual infanto-juvenil
O projeto de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, desenvolvido pelo Núcleo Psicossocial do Fórum de São Francisco do Guaporé, teve início em abril de 2013, por meio do curso "Metodologias Alternativas para Ouvir Crianças e Adolescentes em Juízo", com o objetivo de preparar a rede de atendimento para melhor acolher as vítimas de violência sexual.
Em atenção ao dia 18 de Maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, houve no município uma blitz educativa com distribuição de panfletos informativos, promovida pela Secretaria Municipal de Ação Social, com apoio do Poder Judiciário, visando estimular a população a denunciar os casos de violência contra criança/adolescente.
No dia 21, com apoio e participação da juíza de direito Cláudia Vieira Maciel de Souza e do promotor de Justiça Marcos Giovane Ártico, o Núcleo Psicossocial do Fórum promoveu uma palestra para professores, coordenadores e diretores de escola com o tema: "A revelação de violência sexual no ambiente escolar - como abordar a vítima e proteger sua identidade", com intenção de levar aos educadores informações sobre o complexo legal que protege os direitos de crianças e adolescentes e oferecer subsídios a uma assistência digna, no caso de identificarem ocorrências de violência sexual.
A palestra foi elaborada para ajudar a escola a cumprir seu compromisso ético e legal de notificar às autoridades competentes os casos suspeitos ou confirmados de maus-tratos, abuso e exploração sexual. A proposta é de incentivar os educadores a agirem de maneira solidária em relação a crianças e adolescentes que sofrem ou sofreram abuso, encaminhando-os, de maneira adequada, em regime de prioridade absoluta, aos serviços de ajuda médica, educacional, psicossocial e jurídica.
Devido à relevância do tema, toda comunidade escolar da rede municipal de ensino foi liberada para participar do evento, incluindo não apenas professores e diretores de escola, mas auxiliares, motoristas, cozinheiras, entres outros profissionais, demonstrando a necessidade e a importância de se desenvolver no ambiente escolar ações mais aprofundadas de proteção à infância e à adolescência.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS