Auditoria na educação faz TCE reunir gestores e diretores de escola

Auditoria na educação faz TCE reunir gestores e diretores de escola

Auditoria na educação faz TCE reunir gestores e diretores de escola

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Dentro dos preparativos visando à auditoria coordenada em âmbito nacional para aferir a qualidade do ensino médio, que em Rondônia será executada pelo Tribunal de Contas, foi realizada na última quinta-feira (9), na sede do TCE, uma reunião motivada pela comissão de auditoria, incluindo gestores da Secretaria de Educação (Seduc) e diretores de escolas públicas de Porto Velho, para tratar da auditoria no ensino médio.
Na ocasião, o presidente da comissão de auditoria, conselheiro substituto Omar Pires Dias, explicou os objetivos do trabalho, que pretende identificar os principais problemas que afetam a qualidade e a cobertura do ensino médio nos estados brasileiros, bem como avaliar as ações governamentais para resolver essas questões.
Ele destacou o ineditismo da cooperação entre todos os TCs brasileiros para atuar na área de educação, lembrando que essa proposta foi aprovada nacionalmente com a participação também de representantes da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas (Atricon) e do Instituto Rui Barbosa (IRB). A previsão é de que o trabalho seja concluído em agosto ou setembro, tendo, posteriormente, a fase de monitoramento, que se prolongará por 36 meses.
A auditoria poderá avaliar, entre outros aspectos, índices de qualidade; taxas de acesso, conclusão e evasão dos estudantes; adequação do currículo e das diretrizes e práticas pedagógicas aos objetivos declarados relativos ao ensino médio; infraestrutura das escolas; programas previstos no plano plurianual (PPA) e respectiva implantação; qualificação dos funcionários e professores; condições de trabalho oferecidas; gestão escolar; perfil de estudantes de acordo com o desempenho e a permanência nessa etapa do ensino; análise dos recursos orçamentários previstos para melhoria do ensino médio; identificação de escolas bem-sucedidas e boas práticas.
ANDAMENTO DOS TRABALHOS
Especificamente em relação à auditoria que será realizada no ensino médio em Rondônia, Omar Dias explicou que a fase atual está focada no planejamento, utilizando-se como ferramenta para os levantamentos iniciais técnicas de análise SWOT e “stakeholders”.
A análise SWOT, segundo o presidente da comissão, facilita o diagnóstico da situação, a partir de uma avaliação das forças/fraquezas do ambiente interno e das oportunidades/ameaças do ambiente externo. Quanto aos “stakeholders”, o objetivo é identificar os principais atores envolvidos no programa de ensino médio, que influenciam de forma decisiva ou são importantes para o sucesso do ensino médio.
Além das explicações, os integrantes da comissão de auditoria aproveitaram para conclamar os representantes da educação para contribuírem com o trabalho, destacando o aspecto instrutivo e orientador da auditoria. “Sempre lembro que o objetivo dessa auditoria não é o de punir, mas diagnosticar a situação, apontando falhas ou problemas, a fim de se obter a melhoria da qualidade desse importante serviço prestado à nossa população”, concluiu.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS