Município deve aplicar 90 milhões de reais em obras de melhorias no trânsito
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Na última sexta-feira (22), o prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, foi entrevistado pelo jornalista Arimar Souza de Sá, do programa A Voz do Povo, da rádio Cultura FM. O prefeito foi questionado pelo jornalista e por populares que participaram, por meio de telefonemas e mensagens eletrônicas, enviando perguntas sobre diversos assuntos e, algumas vezes, também parabenizando o prefeito pelos trabalhos que foram iniciados em sua gestão.
A entrevista teve duração de uma hora e principiou com um questionamento sobre a existência de um plano geral de trabalho para as ações do governo municipal ao longo da sua gestão. O prefeito respondeu que neste ano, no mês de maio, haverá a reunião do Conselho Municipal que deverá envolver os diversos setores da população para uma discussão ampla sobre assuntos muito diversificados. Um assunto que merecerá muita atenção refere-se às formas de ocupação da margem esquerda do Rio Madeira, a fim de que não aconteçam invasões sem nenhum planejamento, como tem sido historicamente registrado em diversas partes da cidade, e que acabam por se tornar fontes de muitos problemas a serem dirimidos depois pelos serviços públicos. “É preciso questionar: “O que queremos para o outro lado da cidade?”, disse o prefeito.
Mobilidade urbana
Outro assunto que demandará muita atenção do Conselho Municipal diz respeito ao Projeto da Mobilidade Urbana, apresentado ao fim do ano de 2012 ao Ministério das Cidades e à Casa Civil, quando Nazif ocupava ainda o cargo de deputado federal. Afirmando que esse projeto “Deve dar uma cara nova a nossa cidade”, o prefeito explica que a administração anterior havia apresentado um projeto para levantamento de recursos na ordem de dez milhões de reais para a realização de obras nas avenidas Abunã, Calama e Farquar.
O valor a ser considerado agora é da ordem de noventa milhões para aplicação em trafegabilidade com mais segurança, vias rápidas interligando todas as zonas urbanas, ciclovias, enfim, há a previsão de grandes modificações para a cidade por meio desses recursos. “O projeto já foi aceito pelo Ministério das Cidades e está concorrendo com outros 453 municípios de médio porte. O resultado sai ao fim de fevereiro, quando o Ministério das Cidades apresentará quais projetos deverão ser contemplados”, frizou.
O prefeito estará em Brasília na próxima quarta-feira (27) para acompanhar os andamentos desses trabalhos.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!