CASO FIERO - Justiça extinguiu Junta Governativa e determina retorno de Denis Baú à Presidência da FIERO

CASO FIERO - Justiça extinguiu Junta Governativa e determina retorno de Denis Baú à Presidência da FIERO

CASO FIERO  - Justiça extinguiu Junta Governativa e determina retorno de Denis Baú à Presidência da FIERO

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O Tribunal Regional do Trabalho TRT 14ª Região na tarde de ontem, (20 de fevereiro) proferiu decisão determinando o retorno do engenheiro Denis Roberto Baú ao cargo de presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO).
Extinguiu, liminarmente, o Mandado de Segurança n. 010009-55.2013.514.0000, interposto pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sinduscon/RO) e outros, afastando, por consequência, a Junta Governativa que assumira o comando da Federação e, basicamente, anotando ter sido legal a ordem da juíza do Trabalho da 5ª Vara de Porto Velho, a qual garantira, no dia 30 de janeiro deste ano, a permanência de Baú à frente da FIERO.
Ao fundamentar a sua decisão, a juíza relatora, acolhendo os argumentos levantados pelos advogados do líder empresarial, Romilton Marinho e José Alves, disse ser incabível o Mandado de Segurança proposto pelos Sindicatos. Ela também destacou que a decisão tomada no dia 31 de janeiro deste ano pelo Conselho de Representantes da FIERO, nomeando Junta Administrativa, desrespeitou o disposto no art. 25, Parágrafo Primeiro, do Estatuto da FIERO, pois o presidente Denis não teve o constitucional direito à ampla defesa; o prazo do Edital não foi respeitado e que há Ações Judiciais Anulatórias em trânsito na Justiça do Trabalho. 
A juíza relatora frisou ainda que a “... convocação da assembleia geral extraordinária para ser realizada no dia 7 de dezembro de 2012, e que gerou a anulação da eleição (conforme ata de fls.195-201 do PJe), não poderia deliberar sobre a nulidade da eleição, pois não houve, no dia da publicação (27/9/2012), publicidade para realização desse ato de anulação, tanto que o edital é anterior à data do pleito eleitoral que proclamou o resultado, dando vitória ao ora litisconsorte (agravante). A eleição ocorreu no dia 4 de outubro de 2012, e o edital da referida assembleia é de 27 de setembro de 2012”.
Por fim, a magistrada consignou o edital de convocação para o dia 7 de dezembro de 2012 publicado em 27 de setembro do mesmo ano, antes, portanto, do resultado da eleição, não poderia, sob hipótese alguma, deliberar sobre a anulação da eleição por inobservâncias de requisitos alegados como surgidos no dia da eleição. E se fosse para deliberar sobre a fase preambular da inscrição da chapa, seria medida que estaria suplantada pelo trânsito em julgado dos autos 000062-84.2012.514.0008 que entendeu regular o registro da chapa única.
Já o presidente Denis Baú, ao ser questionado sobre a decisão, reconheceu o trabalho brilhante desenvolvido pelos advogados Romilton Marinho e José Alves. Ele lembrou que “o reconhecimento pela Justiça da legalidade do Processo Eleitoral da FIERO, traz a certeza de que o nosso trabalho nos últimos quatro anos foi correto”.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS