Às 6h da manhã desta segunda-feira (7),meia-hora antes do horário marcado para o início da viagem dos sonhos, o estudante Fábio Ricardo Araújo da Silva já estava em frente ao portão da residência onde mora, ansioso pela hora do embarque na rodoviária de Vilhena. Pouco depois da 6h30 ele se despediu da mãe, que o acompanhou até o terminal, e o ônibus partiu rumo a Porto Velho.
Da capital rondoniense, ele tomou voo para Brasília na madrugada desta terça-feira (8), onde ficará por uma semana. De lá segue para os Estados Unidos, representando Rondônia numa visita de três semanas, onde conhecerá escolas e o sistema de ensino americano.
Fábio é o Jovem Embaixador de Rondônia, escolhido pelo programa da Embaixada dos EUA no Brasil, após uma seleção com mais de 16 mil concorrentes em todo o país, em que é levada em consideração a fluência em inglês e o envolvimento em trabalhos voluntários, entre outros critérios. No Distrito Federal, ele se juntou a outros 36 estudantes de ensino médio de escolas públicas, também vencedores do mesmo concurso nos demais Estados brasileiros.
O intercâmbio rende cursos e bolsas de estudos nos EUA, e ainda prevê encontros com autoridades americanas na Casa Branca. Em 2010 a primeira-dama Michelle Obama recebeu os estudantes. No ano passado, os Jovens Embaixadores foram recepcionados pela Secretária de Estado Hillary Clinton. “Já pensou se o próprio presidente [Barack] Obama nos der essa honra?”, reflete o vilhenense.
Os Jovens Embaixadores vão viver por um período com uma família americana, com a qual terão a experiência de conversar em inglês o tempo todo. Cada qual vai para uma cidade diferente. “Vou para Seattle, a cidade mais populosa do estado norte-americano de Washington. Era a minha preferida. Desde que recebi a notícia do local para onde eu iria que quase não consegui dormir mais de tão ansioso”, revela o representante rondoniense.
História de vida
Além das malas e do talento excepcional para os estudos, o vilhenense também levou na bagagem um documentário sobre sua vida. O curta-metragem “Young, ButAmbassador” (Jovem, Mas Embaixador), todo falado e narrado em inglês, foi produzido pela Alpha Produções e o jornalista e assessor de comunicação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Jovino Lobaz, que também escreveu o roteiro e dirigiu o vídeo, com apoio institucional do Governo do Estado.
O publicitário Carlos Jorge Costa Fernandes, diretor da Alpha, encampou o projeto social, disponibilizando uma equipe da sua empresa para desenvolver o trabalho de gravação, edição e pós-produção do vídeo sem ônus para o Estado.