Com a aproximação das Olimpíadas do Conhecimento os alunos olímpicos da Escola SENAI Marechal Rondon intensificam seus treinamentos para a disputa que acontece em São Paulo, no Centro de Convenções do Anhembi entre os dias 12 e 18 de novembro. Os alunos que nos últimos meses vinham treinando oito horas por dia não só o conhecimento como também a parte física e psicológica já estão na expectativa pela disputa.
Organizada pelo SENAI, a Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas, e vai reunir mais de 700 estudantes. Durante quatro dias, os alunos serão testados em provas que simulam desafios do dia a dia do trabalho em 60 ocupações profissionais da indústria, do comércio e do setor de serviços.
O instrutor de Panificação e Confeitaria Deocleciano Brito, do SENAI/AC está em Porto Velho desenvolvendo simulado com os alunos competidores locais, destacou essa interação. “Esse momento classifico como muito importante, pois podemos ver o crescimento do conhecimento que eles adquiriram no processo. Gostaria de agradecer a diretora Elsa pela oportunidade”. O aluno do Acre, Adelino juntamente com seu instrutor Deocleciano participa do intercambio com o SENAI/RO destacou como fundamental a troca de experiências.
O instrutor de Panificação Rogério também ressaltou a iniciativa do simulado na reta final de preparação. “A troca de informação faz parte do processo e com isso também sanamos dúvidas, fazendo os últimos ajustes no que está certo e melhorando o que precisa”, disse. Ele lembra que “a experiência do professor da área de Alimentos, Laércio Gonsalves tem sido primordial para o aperfeiçoamento do competidor da área da Panificação”, afirmou.
Competindo na área de Manutenção e Instalação de Redes, o aluno Leonardo se diz preparado para a competição. “Sinto-me preparado, pois já estamos treinando a um bom tempo em um ritmo bem intenso para que tenhamos um desempenho melhor na competição e acredito na conquista do ouro”, comentou.
O instrutor da ocupação de Motores de Motocicleta e Motores Náuticos e coordenador da Olimpíada do Conhecimento Escola SENAI Marechal Rondon, Plínio Moura acredita que este ano o desempenho da Escola SENAI/RO será melhor nessa edição da OC. “Antigamente pensávamos em quantidade, hoje pensamos em qualidade, pois tivemos um investimento diferenciado dos outros anos, isso é visível na nossa forma de preparação que começou já há algum tempo com um diferencial no ferramental, investimento e na elaboração de simulados que aconteceram em Brasília e aqui. Acredito na conquista do ouro e que essa edição da Olimpíada vai ficar como marco para escola Marechal Rondon”, disse.
Este ano, a Escola SENAI Marechal Rondon vai contar com a participação de quatro competidores nas categorias de Panificação (Cleiton); Redes (Leonardo) como também Tecnologia da Informação (Tiago); e Mecânica automotiva (Mateus).