Passados o choque da notícia e o desenrolar dos acontecimentos, me peguei pensando no que estaria acontecendo neste exato momento se o lutador “eu sou tarado” Sérgio Paulo de Melo Filho, que também é diplomado em medicina, tivesse atingido seu objetivo que era matar o jornalista Rubens Coutinho. Certamente as coisas estariam exatamente como estão agora. Todos estariam chocados, chamando-o de covarde, mas ele continuaria solto e certamente responderia em liberdade. Digo isso baseado na reação das autoridades após terem sido notificadas da tentativa de assassinato, disseram que “iriam apurar, pois havia ainda a versão do médico que dizia o contrário”.
Ora cara-pálida
É evidente que ele diria o contrário. Sérgio deveria estar preso só por ter feito uma falsa comunicação. Ele afirmou na delegacia, onde foi registrar uma ocorrência, que “tentou conversar com Rubinho e ele o ameaçou”. Seria cômico se não fosse trágico. Quem conhece Rubens Coutinho sabe que coragem para enfrentar desafetos fisicamente não é seu forte, até por que convenhamos, sequer tem porte físico para isso. Já seu oponente é acostumado a enfrentar gente bem maior e sair vitorioso. Não vamos nem entrar no mérito da discussão. Se Sérgio Melo se sentiu ofendido por alguma reportagem, que procurasse a justiça, caminho lógico a ser seguido por qualquer racional que conviva em sociedade.
Ameaças
Sérgio Melo já vinha ameaçando “matar de porrada” Rubens Coutinho. Talvez pelo fato do jornalista ser pequeno ou de ter a infelicidade de frequentar os mesmos locais que o lutador, terminou virando uma espécie de ícone de todas as críticas recebidas durante sua administração à frente do JPII. Todos os erros foram cometidos por Sérgio Melo, foi ele quem surtou, foi ele quem se deixou filmar babando, grunindo e uivando. O papel da imprensa é, como diria Ruy Barbosa, "a vista da nação. Por ela é que a nação acompanha o que lhe passa ao perto e ao longe, enxerga o que lhe malfazem, devassa o que lhe ocultam e tramam, colhe o que lhe sonegam, ou roubam. Percebe onde a alvejam, ou nodoam, mede o que lhe cerceiam, ou destroem, vela pelo que lhe interessa e se acautela do que a ameaça".
Mas o que choca
Realmente, além da dantesca cena de ver um ser humano quebrado, não apenas em corpo, mas também em espírito devido a violência praticada por uma pessoa incapaz de expressar suas opiniões ou de divergir civilizadamente, é o cheiro de impunidade que paira no ar. A impressão que se tem é que o fato de Coutinho ser um ferrenho crítico e por isso desagradar setores do governo, está sofrendo uma espécie de boicote por parte de algumas autoridades que insistem em não adotar medidas rígidas contra o lutador. Sérgio Melo, por seu comportamento animalesco, não pode trabalhar em um hospital, não pode ensinar Jiu-Jitsu a adolescentes, tampouco poderia circular livremente pelas ruas. Se ele quer ser um animal, como se vem se esforçando para tal, deve ser tratado então como um ser irracional. Mais lamentável ainda é ter que escrever essa coluna, que certamente ser um registro a ser acessado no futuro por seus filhos e netos. E é esse o legado que Sérgio Paulo de Melo Mendes Filho está deixando na história de Rondônia. Triste, muito triste.
Indecisão
A falta de consenso sobre quem será o candidato da situação na eleição da OAB vem expondo a fragilidade do atual grupo, comandado por Orestes Muniz e Hélio Vieira. Ambos tem seus preferidos, mas um não aceita o candidato do outro.
Enquanto isso
O nome de Andrey Cavalcante vem ganhando cada vez mais força entre os advogados, que já sinalizaram pela vontade de mudança. Reuniões em diversas cidades, compromissos firmados e principalmente firmeza nas ações vem consolidando o
Em Ouro Preto
Eleitores estão fazendo fila no posto Trevo para abastecer os carros em troca de usar um adesivo da candidata Cleide Almeida, esposa do ex-deputado indiciado pela Polícia Federal na operação Dominó (2006) Amarildo Almeida. Cada eleitor com o carro plotado ganha 30 litros por semana. Resta saber se essa gasolina toda está sendo registrada no TRE como gastos de campanha.
Feudo
E Amarildo, que é do PDT, legenda que pertence ao senador Acir Gurgacz, que manda no Detran, já que seu tio, Aírton Gurgacz é vice-governador e diretor do órgão, conseguiu emplacar seu irmão, Vagner Roberto de Almeida como diretor da Ciretran de Ouro Preto. Além do irmão, a nora e a sobrinha estão lotadas por lá. Servidores reclamam de perseguições e privilégios que vem sendo dados aos familiares do ex-deputado, que foi condenado à prisão recentemente. Amarildo Almeida foi responde a processos por peculato, formação de quadrilha e desvio de dinheiro da Assembleia Legislativa utilizando servidores fantasmas.
Na frente
Não sei na disputa pela prefeitura, mas no portal UOL a candidata Mariana Carvalho (PSDB), está com mais de 5 mil votos na frente da segunda colocada, a candidata a vereadora por São Paulo, Samantha Moraes. A disputa é para saber quem é a candidata mais bonita do Brasil. Achei injusta a forma de escolha, deveriam ser fotos de corpo inteiro. Só a título de curiosidade, a segunda colocada, cujo slogan de campanha é “contra a prostituição na política”, foi abandonada pelo marido que preferiu a Bruna Surfistinha. Samantha é autora do livro “Depois do Escorpião”, em alusão a publicação de Surfistinha “O Doce Veneno do Escorpião”.
Estrela
E que dominou o noticiário na revista Época deste fim de semana foi o deputado federal Natan Donadon, condenado a 13 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e graças a manobras jurídicas continua livre, leve e solto. Intitulada “A boa-vida de Natan Donadon, um político condenado no Supremo”, a reportagem de Época trás detalhes da rotina do parlamentar e esclarece que Natan é o primeiro parlamentar condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à prisão por desvio de dinheiro público. Os ministros do STF entenderam que Natan Donadon ajudou a desviar R$ 8,4 milhões dos cofres da Assembleia Legislativa de Rondônia, entre 1995 e 1998. A matéria pode ser lida na íntegra AQUI!
Ainda agressões
O prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho esteve visitando o jornalista Rubens Coutinho, que já está em casa se recuperando após quase ser morto pelo lutador Sérgio Melo. Na ocasião Roberto disse o seguinte, “tenho o maior respeito pela pessoa e pelo profissional Rubinho. Atos como estes são totalmente repudiados por nós e pela sociedade civilizada que respeita as divergências de opiniões mas não aceita posturas agressivas e violentas como esta”. Ele só esqueceu de mencionar que em 2008 o próprio Roberto foi acusado de agredir o jornalista Paulo Andreoli no meio da rua durante uma passeata. Sei não, mas acho que está faltando “memoriol” lá pelas bandas da prefeitura.
Mas
A internet está aí para dar uma força quando as pessoas esquecem de alguma coisa. Assista abaixo o “barraco”
Silêncio
Recentemente foram presos 14 policiais militares e até agora não foram revelados os motivos da prisão. Seria interessante a corporação ou mesmo a SESDEC dar detalhes sobre essa situação, afinal foi quase a metade de um pelotão para a cadeia.
Fale conosco
Contatos com a coluna podem ser feitos pelos telefones (69) 3219-3474 / 9209-0887, ou ainda pelo e-mail alan.alex@gmail.com. No Facebook/painel.politico, no Twitter/painelpolitico ou ainda no www.painelpolitico.com. Caso queira entregar denúncias ou documentos, favor encaminhar para Avenida Abunã, 1345, Olaria, Porto Velho – RO aos cuidados de Alan Alex.
Artes marciais já respondem por 20% das lesões no joelho
Avaliação do Hospital do Coração (HCor, de São Paulo) revela que artes marciais já respondem por 20% das lesões no joelho em esportistas atendidos na unidade. Entre elas, a que predomina é o jiu jitsu. O dado é relativo ao segundo semestre de 2012. O futebol lidera as estatísticas com 70% de casos. Outras modalidades, como tênis, vôlei e basquete, respondem por 10%. A articulação do joelho costuma ser a região anatômica que sofre a maior frequência de lesões no mundo esportivo por se tratar da maior articulação do corpo e, portanto, a mais vulnerável. Os casos na região, porém, são comuns, principalmente no ligamento cruzado anterior. No caso das lutas marciais, os praticantes devem estar preparados para o problema. O número de ocorrências de cirurgias nos praticantes tem crescido cerca de 25% ao ano. Os principais sintomas associados a lesões no joelhos são inchaço, dor e incapacidade de continuar a praticar o esporte. Devem-se ao fato de que nestes casos o joelho é forçado a uma posição anormal, o que resulta em ruptura de um ou mais ligamentos.