INCÊNDIOS – Queimadas em área urbana retornam com força na capital – Fotos e Vídeo

De acordo com o Defensor Público-Geral do Estado de Rondônia, José Francisco Cândido, o incêndio ocorreu na divisa do prédio do DEOSP e por mais de uma hora, funcionários e moradores se mobilizaram para apagar o incêndio à espera do Corpo de Bombeiros.

INCÊNDIOS – Queimadas em área urbana retornam com força na capital – Fotos e Vídeo

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

A população de Porto Velho tem anualmente a sua própria via sacra, os meses de agosto e setembro, período de tempo extremamente seco e de queimadas de grande intensidade em vários pontos da área urbana da capital rondoniense.
Ainda com bastantes áreas baldias e tomadas pelo mato, mesmo em regiões bastante povoadas da cidade, o período de queimadas em Porto Velho, traz consigo muita fumaça e doenças respiratórias.
Porém, além de tudo isso está o real perigo de graves acidentes provenientes dos focos de incêndio casa vez mais perto de residências e prédios. Fato que aconteceu durante a noite desta ultima segunda-feira (31) em uma das ruas do bairro Pedrinhas, bairro localizado na região Central de Porto Velho, onde um incêndio em um matagal abandonado ao lado do prédio onde funciona a Patrimônio da Defensoria Geral do Estado de Rondônia assustou funcionários e moradores vizinhos.
De acordo com o Defensor Público-Geral do Estado de Rondônia, José Francisco Cândido, o incêndio ocorreu na divisa do prédio do DEOSP e por mais de uma hora, funcionários e moradores se mobilizaram para apagar o incêndio à espera do Corpo de Bombeiros.
“O Corpo de Bombeiros chegou, amenizou o fogo, porém não apagou os focos de incêndio que preocupam todos que trabalham e moram aqui perto. Nós ainda insistimos para que eles ficassem e terminassem o trabalho, porém, foram embora”, afirmou o Defensor Público-Geral do Estado de Rondônia, José Francisco Cândido.
Para José Francisco Candido, o cidadão que sentir-se prejudicado legalmente por uma situação acarretada por desamparo das autoridades competentes em relação à ocorrências com incêndios em matagal na área urbana, pode procurar a Defensoria Publica do Estado de Rondônia.
“O nosso trabalho é defender o cidadão, para que ele sinta-se amparado pelo braço da justiça em Rondônia”, disse José Francisco Candido.
O Corpo de Bombeiros
Em Porto Velho o trabalho do Corpo de Bombeiros vem apresentando um grande dificuldade em combater os incêndios dentro da área urbana. De acordo com Coronel Chianca,
. do Corpo de Bombeiros de Rondônia, os principais problemas são a falta de efetivo e equipamentos necessários para atender com eficiências essas ocorrências não só em Porto Velho, mas em todo o estado.
“Entendemos e conhecemos as dificuldades para controlar esses tipos de incêndios com características florestais, por isso contamos com o apoio de um comitê de combate à esses incêndios, composto por vários órgãos públicos que ajudam a realizar um trabalho de prevenção e contenção”, disse o Coronel Chianca.
Ainda de acordo com o Coronel, o Corpo de Bombeiros de Porto Velho está se equipando e em breve terá equipamentos modernos e precisos para o trabalho de combate à incêndios florestais.
“Estamos prestes a fechar um convênio com o BNDES de quinze milhões de reais, para adquirimos equipamentos de ultima geração, entre eles, duas aeronaves de combate a chamas. Tudo indica que até o final do ano estaremos com esses equipamentos”, falou o Coronel Chianca.
Polícia Ambiental
De acordo com o Comandante do Batalhão Ambiental da Polícia Militar de Rondônia, Tenente Coronel Vilson de Sabre Machado, o batalhão pode até atender as ocorrências de incêndio em matagais e áreas de floresta dentro da cidade, porém a SEMA (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), é a mais indicada para fiscalizar e multar possíveis crimes ambientais dentro da cidade.
“Estamos intensificando nosso trabalho com incêndios florestais criminosos dentro da área rural, por isso aconselhamos os moradores da capital a procurarem os fiscais da SEMA que devem realizar o trabalho de fiscalizar e multar”, disse o Coronel Vilson de Sabre Machado.
O telefone do disk denuncia da SEMA em Porto Velho 0800-6471320.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS