Ministério Público faz o que a Polícia deveria fazer – Por Carlos Terceiro

Ministério Público faz o que a Polícia deveria fazer – Por Carlos Terceiro

Ministério Público faz o que a Polícia deveria fazer – Por Carlos Terceiro

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Se não fosse a atuação do MP, muitos crimes ainda estariam sendo investigados e os criminosos passeavam livremente pelas repartições públicas sem nada acontecer.
É lógico que em toda regra há exceção. No Brasil podemos apontar diversos estados com eficiência investigativa por parte dos policiais e outros não. A Polícia Federal, apesar de sofrer um pouco com falta de estrutura, é muito eficiente. Mas, como coadjuvante no combate ao crime, em paralelo, o Ministério Público desse país e em particular no Estado de Rondônia, tem feito um trabalho exemplar com resultados positivos, dando resposta à sociedade.  Exemplo disso foi a “Operação Termópilas”. Se não fosse a atuação do MP, muitos crimes ainda estariam sendo investigados e os criminosos passeavam livremente pelas repartições públicas sem nada acontecer. A nossa polícia é boa, mas, carece de mais pessoal, equipamentos e apoio logístico. Para compensar a deficiência, ganhou de graça a atuação investigativa do MP.
 Em discussão no Supremo Tribunal Federal e também no Congresso Nacional através da Proposta de Emenda Constitucional 37/2011, o poder de investigar por parte do Ministério Público.
No Supremo um pedido de vista por parte do Ministro Cézar Peluso vem protelando a decisão, que caminha para a perda desse poder. No Congresso, o deputado federal maranhense Lourival Mendes (PT do B), autor da PEC, que é delegado de polícia, pretende inserir no artigo 144 da Constituição a determinação de que a incumbência de apurar infrações penais é da polícia. A proposta está em discussão em uma Comissão Especial da Câmara dos Deputados. (Painel Político).
Na verdade, a elite brasileira tem um medo aterrorizante de empobrecer. Com isso, se lameia pelos meandros da marginalidade em busca de oportunidades para se locupletar. Organizam-se no sentido de formar quadrilhas com um único propósito: tirar do erário o máximo que podem para alimentar a rede de corrupção que se arraigou nas entranhas de certos brasileiros.
O leitor pode observar, sempre após grandes operações da Polícia Federal, nos meses seguintes, o comércio não fatura, os shoppings esvaziam, dando a ideia de que nosso estado e país, vive mesmo de corrupção, o que é lamentável.
Na contramão, os paladinos da justiça, os promotores, procuradores, como queiram chamar, contrariam interesses desses organizadores criminais. Por conta disso, vem a retaliazação, querendo tirar um direito do “custus legis” de fiscalizar e por que não, investigar.
Se o leitor fizer uma breve análise vai perceber que mais de 50% das matérias da mídia nacional se refere aos crimes do colarinho branco e desvios de verbas públicas. Quem aparece? Os MPs brasileiros, fazendo o seu papel.
Por isso, a sociedade brasileira a quem o Ministério Público presta relevantes serviços e deve satisfações, deseja que o poder de investigação continue com eles. É preciso parar a inveja institucional dos outros poderes e deixar o MP trabalhar. Porque os policiais não passam a ver MP como um aliado?. O inimigo dos dois são os saqueadores do dinheiro público e como cresce assustadoramente essa modalidade criminosa, é preciso nesse momento somar as forças e não dividi-las. Deixem o MP atuar, porque se não fossem eles, o Brasil já teria sufocado os seus súditos em tanta sujeira.
Carlos Terceiro é Bacharel em Direito, Pedagogo, Psicopedagogo, Pós-graduado em Filosofia, Ética e Direitos Humanos e Jornalista.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS