PONTA DO ABUNÃ - Um ano sem Zé Gaucho – Por Bosco da Federal

È impossível falar de emancipação de Extrema sem ligar a imagem de Zé Gaúcho, muito presente ainda nas lembranças dos que conviviam com ele, vestido com suas botas, a bombacha e o chapéu. Sempre a caráter, bem cuidado , de longe já se destacava.

PONTA DO ABUNÃ - Um ano sem Zé Gaucho – Por Bosco da Federal

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

José Hermeto, mais conhecido como Zé Gaúcho, falecido há um ano foi figura importante na luta pela emancipação política da Ponta do Abunã.
Conheci o Zé nessas andanças para a Ponta do Abunã. Nasceu uma amizade, saboreamos em sua residência uma picanha e costela assada, um bom almoço feito por Dona Lourdes, sua esposa, e na companhia de seu filho Alexandre.
Fortaleceu a cada dia uma amizade em que nos víamos ou falávamos uma a duas vezes por semana, sempre fundada na sua luta em defesa do distrito de Extrema, onde segundo ele, fincou raízes em meados dos anos 80.
È impossível falar de emancipação de Extrema sem ligar a imagem de Zé Gaúcho, muito presente ainda nas lembranças dos que conviviam com ele, vestido com suas botas, a bombacha e o chapéu. Sempre a caráter, bem cuidado , de longe já se destacava.
Sempre falante e firme nas suas convicções, nas suas matérias jornalísticas verdadeiras, flechas direcionadas às vezes por alguns políticos e criticando ou exaltando alguns de seus posicionamentos, sempre na clareza, dentro de suas frases com parábolas inteligentes e de uma sabedoria que às vezes nos surpreendia.
Eu sempre falava “Zé, guarde esse material que um dia servirá para você escrever um livro sobre a história política da Ponta do Abunã”. Sua historia se confunde com a criação do distrito de Extrema, participando ativamente ainda na disputa territorial, Rondônia/Acre, muito acompanhada diretamente pelo Coronel Ferro e pelo Dr. Tadeu Fernandes, das comissões representativas, dos movimentos e discussões em defesa da população e da emancipação da Ponta do Abunã.
Sua abnegação em defesa para criar o município de Extrema do Abunã foi tanta que sua vida foi sucumbida em um trágico acidente automobilístico, sem conseguir ver a instalação do município de Extrema do Abunã.
A sua luta não foi em vão, conquistou o plebiscito quando as autoridades constituídas aprovaram uma lei de criação, sancionada e publicada que chegou até uma grande reunião com o governo e a comunidade para festejar o sonho daquela população.
Que vergonha, decepção e tristeza para centenas de famílias daquela região e até para a capital Porto Velho, pois toda a população votou e teve muita gente que pagou multa por não votar. O que houve? A lei não foi aplicada porquê? O município não foi instalado porquê?
A população está até hoje sem respostas, não temos o Zé Gaucho para cobrar e perturbar as autoridades, a lentidão está insuportável! A indiferença daqueles que tem o dever de prestar a justa e perfeita verdade para aquelas famílias compostas por pessoas trabalhadoras, mas abandonadas pelo poder público.
O Corpo Jurídico e o estado não informam o porquê de tanta demora enquanto o povo fica esperando até a próxima eleição que inicia tudo de novo com promessas e nada acontece. Quantas viagens o Zé fez, bateu às portas da OAB, da Assembléia Legislativa, da PGE do Palácio da Prefeitura, do Bispo e da imprensa, sempre apresentando sua defesa pela emancipação da Ponta do Abunã.
Zé Gaucho, onde você estiver hoje tenha a certeza que você escreveu a historia política da Ponta do Abunã, apesar das incertezas, o herói é sempre o que faz a história com o risco da sua própria vida! Talvez um dia pó município vai ter em seu currículo o seu legado para aqueles que não lhe conheceram.
Embora você não tenha comemorado o sonho, mas a sua lembrança continuará na memória dos que os conheceram e dos amigos. Mas com certeza fará parte da historia política da Ponta do Abunã.
Esteja com Deus e em paz! Do seu amigo.
João Bosco da Costa (Bosco da Federal)
*Policial Federal e ex-vereador pelo município de Porto Velho.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS