Paz onde? Em 30 anos, mais de 1 milhão de brasileiros foram assassinados – Por Sérgio Pires

Paz onde? Em 30 anos, mais de 1 milhão de brasileiros foram assassinados – Por Sérgio Pires

Paz onde? Em 30 anos, mais de 1 milhão de brasileiros foram assassinados – Por Sérgio Pires

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Onde está aquele país alardeado no mundo inteiro de ter um povo pacífico, leniente, bem humorado? O Brasil que era assim decantado, não existe mais há muito tempo. Apenas dois dados servem para comprovar que estamos longe de sermos uma terra de paz: o número de assassinatos registrados nas últimas décadas e o de mortes no trânsito. Somando-se os dois casos, em menos de 30 anos, perderam a vida nada pelo menos 1 milhão e 350 mil brasileiros, a grande maioria deles pela violência cruenta que assola nossas pequenas, médias e grandes cidades. Entre os anos de 2000 e 2010, os dados oficiais apontam que mais de 1 milhão de brasileiros de todas as idades foram assassinados. Menos de 10% dos crimes foram resolvidos e metade disso colocou os culpados na cadeia. O Mapa da Violência 2012, do governo federal confirma: em 2008, houve mais de 51 mil homicídios no país. Outros tantos em 2009 e quase 50 mil mortos em 2010 e 2011. Em três décadas, perdemos tantas vítimas para crimes do que o número de vietcongs mortos em mais de duas décadas numa das mais cruentas guerras que o mundo moderno já existiu, a do Vietnam.
 
Mas não se pode ignorar a outra tragédia brasileira: a do trânsito. Nos últimos dez anos, mais de 350 mil brasileiros morreram em acidentes. E a média só cresce. Em 2010, esse número chegou a 41 mil e em 2011 superou os 43 mil mortos. País pacífico onde, com essa multidão de mortos? E ainda tem um dado tão assustador quanto todos os outros. De 1980 a 2010, 91 mil mulheres foram assassinadas no Brasil. A grande maioria por seus companheiros ou maridos. No dia a dia, somando os crimes violentos e o trânsito, estamos pior do que o Vietnam, no auge da sua sangrenta guerra.
 
POR AQUI
 
Rondônia está na oitava colocação, entre todos os estados brasileiros, no número de assassinatos registrados. Os números são proporcionais à população. São 38,8 crimes de morte para cada 100 mil habitantes, um dado preocupante e sem tendência de queda. Segundo o Ministério da Justiça, a terra mais violenta do país é a das Alagoas, onde os crimes de mortes batem recorde todos os anos. Mas, a verdade é que os assassinatos aumentam em todas as capitais brasileiras. A impunidade, certamente, é uma das principais causas.
 
MARTE PERTINHO
 
Está nas redes sociais: em 27 de agosto, assistiremos a um fenômeno que se repetirá depois de milhares de anos. Marte estará em seu curso mais próximo da Terra. E poderá levar outros 60 mil anos para se repetir. Em agosto – principalmente no dia 27 – Marte aparecerá no céu com o mesmo brilho que a Lua. Chegará a cerca de 34,6 milhões de quilômetros do nosso Planeta. É um fato raríssimo, que merece ser acompanhado de perto. Tipo de evento que só se assiste uma vez em centenas de gerações.
 
ANALISANDO AS CONTAS
 
O analista de sistema Filipe Jeferson contesta a Eletrobras, de que houve erro na leitura das contas de energia, por parte da empresa contratada para o serviço. Em resumo: “o calculo de consumo de energia é o mesmo há mais de 50 anos Matemática e informática são exatas e não tem como dar errado”, informa Filipe. E continua: “se o programa está com erros (bug), por que o erro só joga o valor pra cima? Um programa com erro, é chamado de flutuante. Ele erra tanto pra cima quanto pra baixo. Se tivesse erro de de cálculos, ele, por exemplo, poderia emitir a conta de energia de um supermercado no valor de 50 reais”.
 
“JOÃO SEM BRAÇO”
 
E o leitor, que analisa a questão das contas absurdas da ex-Ceron, vai mais longe: “migração de sistema é fácil, desde que se tenha um banco de dados. E isso a Eletrobras tem. Já fui técnico dos Correios e de banco e sei que código aberto é de fácil migração. Ou seja, essa explicação colocando a culpa na empresa que desenvolve o programa e a impressão das contas. É história para boi dormir. O que acho é que eles estão entrando na história do ´joão sem braço´ ou daquela do ´se colar, colou!, protesta, indignado com a situação.
 
MENOS CEM
 
Rolo grande envolvendo os mototaxistas de Porto Velho: a Justiça determinou que pelo menos 100 deles percam suas placas. Foi determinada uma “reclassificação” na distribuição de placas. O assunto é complexo e o sindicato já foi ao prefeito Roberto Sobrinho, pedir socorro. Alegam os mototaxistas que a centena de profissionais que perderão se trabalho, ficarão sem renda e abandonados. O bom senso pode indicar que a reclassificação valha daqui para a frente. Não seria menos traumático?
 
QUEM COMEÇOU?
 
O caso envolvendo o ex-presidente Lula e o ministro Gilmar Mendes, é dos mais graves que o país já viveu nos últimos anos. Mendes não se atemorizou e foi à mídia, vociferar contra o que chamou de “bandidos” que queriam envolvê-lo num escândalo, para pressionar que o julgamento do mensalão fosse adiado. O PT saiu em defesa de Lula. O presidente nacional, Rui Falcão, disse que o partido não permitirá que seu maior líder, Lula, seja envolvido no escândalo. Ué, mas não foi o próprio Lula que criou o problema? O desdobramento do caso pode causar sérios danos a todos os envolvidos.
 
PERGUNTINHA
 

O depoimento de cinco horas, recheado de explicações mirabolantes do ainda senador Demóstenes Torres conseguiu convencer alguém de que ele é da turma do Cachoeira?

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS