O Governo de Rondônia, por intermédio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM) normatizou o plantio de árvores para fins comerciais. A produção de Florestas Plantadas é uma atividade altamente lucrativa e vai ampliar a base produtiva rural e impulsionar a economia do Estado.
No stand da SEDAM que está sendo organizado para a 1ª Feira de Tecnologia e Oportunidade de Negócios Agropecuários, a ‘Rondônia Rural Show’ será disponibilizada a cartilha “Plantar Árvores em Rondônia é um grande negócio” “plante seu futuro” que esclarece à sociedade sobre os benefícios de plantar floresta com fins comerciais. O evento realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), acontece no período de 24 a 27 em Ji-Paraná.
Conforme explicou a secretária da SEDAM, Nanci Maria Rodrigues da Silva, o plantio de árvores para fins comerciais é um excelente negócio e o mais importante: é sustentável, porque beneficia aspectos econômicos, sociais e ambientais.
O livreto orienta sobre os procedimentos necessários para o plantio, principalmente quem já plantou e como colher. Como por exemplo, quem plantou espécie exótica (teca, eucalipto) é só colher, vender com a Nota Fiscal de Produtor Rural, citando a base legal: “Isenta de DOF (Documento de Origem Florestal) conforme Decreto nº 15.933/2011 de 19/05/2011 e Instrução Normativa nº 01/cidade 30/05/2011.
Se for espécie nativa (paricá, pinho cubano, mogno, etc.) precisa cadastrar o plantio através do “Comunicado de Plantio” e o “Informativo de Corte” junto a Sedam. Em seguida é gerado a AUTEX, depois é só vender com a Nota Fiscal de Produtor Rural e o respectivo DOF.
Na cartilha também consta o Decreto do Governo do Estado e a Instrução Normativa da SEDAM que trás as regras da floresta plantada.
A publicação da cartilha foi uma parceria do Governo de Rondônia com a ARFLORA - Associação Rondoniense dos Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas, Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO) e Associação Rondoniense de Engenheiros Florestais (AREF).