Incinerador de lixo hospitalar será inaugurado na segunda quinzena de maio

Incinerador de lixo hospitalar será inaugurado na segunda quinzena de maio

Incinerador de lixo hospitalar será inaugurado na segunda quinzena de maio

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

O coordenador de limpeza urbana de Porto Velho, Wilson Correia, informou na segunda feira (7), que a prefeitura está finalizando a montagem dos equipamentos que compõem o incinerador de lixo hospitalar, que deverá ser inaugurado na segunda quinzena de maio. Com isso, o Município passará a atender todas as exigências da lei com relação ao destino que deve dar aos resíduos produzidos nas unidades de saúde municipais.
Nessa fase dos trabalhos, segundo Correia, os operários estão montando a estação de tratamento de influentes. O equipamento serve para tratar toda água utilizada pelo incinerador, de tal forma que ela possa ser reaproveitada pelo incinerador sem oferecer riscos de agressões ao meio ambiente. “Assim como há todo um processo de tratamento dos gases produzidos no momento da incineração, a estação de influentes é responsável por tratar a água, eliminando os poluentes e tornando-a reutilizável. É também uma forma de economizar o líquido precioso”, comentou.
Quanto à capacidade do equipamento, o coordenador de limpeza urbana informou que o incinerador poderá queimar até 200 quilos de resíduos por hora. “É o suficiente para atendermos toda demanda produzida nas unidades de saúde do Município e outros setores”, frisou. Por meio de parcerias e contratos que poderão ser firmados, a prefeitura terá condições de atender o governo estadual e hospitais particulares.
Wilson Correia também declarou que o incinerador de lixo hospitalar é o que há de mais inovador em tecnologia para ser utilizada nesse tipo de serviço. Atualmente, como ocorre na maioria dos estados brasileiros, o Município deposita os resíduos em caixas de concreto construídas no solo, que posteriormente são vedadas. “Apesar desses cuidados, conforme normas estabelecidas, ainda existem riscos de contaminação, mas com o incinerador isso será superado”, enfatizou.
 Contrato
 A aquisição e instalação do incinerador de lixo hospitalar atende determinação do prefeito Roberto Sobrinho a partir do contrato de concessão firmado com a empresa responsável por recolher e fazer o tratamento dos resíduos em Porto Velho. Além de não causar poluição, uma das vantagens da incineração é a diminuição do volume de resíduos, já que as cinzas representam 25% do material incinerado. A temperatura de aproximadamente 850 graus centígrados elimina vírus e bactérias.
O lixo hospitalar inclui produtos químicos, farmacêutico, agulhas e seringas, materiais radioativos utilizados em exames de raios X, e lixo em geral. Em contato com esse tipo de material, as pessoas poderão ser infectadas pelo vírus HIV (AIDS), hepatite B, tuberculose e febre amarela, dentre outras doenças. “Incinerar esse lixo é a forma mais correta. O que sobra deve ser enterrado com muito cuidado, também obedecendo as normas de segurança”, finalizou Wilson Correia.
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS