Com a chegada do verão amazônico, o Departamento de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) iniciou a recuperação de toda a malha viária estadual não pavimentada, por meio do Projeto Estradão, realizado por dez Residências Regionais localizadas em pontos estratégicos do Estado.
O diretor-geral do DER, engenheiro Lúcio Mosquini, explica que, para aproveitar ao máximo o período sem chuvas, Projeto Estradão foi retomado no início deste mês, mas que o lançamento oficial do Estradão será feito pelo governador Confúcio Moura, no próximo dia 5, em Jaru.
Só a Regional Porto Velho mantém quatro frentes de trabalho para recuperar em torno de 800 quilômetros de estradas. Uma das equipes atua na recuperação de 90 quilômetros da Linha D, via de acesso do distrito de Nova Dimensão ao município de Nova Mamoré, passando pelo distrito de Palmeiras, conhecido popularmente como Palmeiral.
Conforme o residente Regional do DER na Capital, José Soares, o Zezinho, os trabalhos de recuperação da Linha D foram iniciados há cerca de 20 e aproximadamente 40 quilômetros já foram patrolados, encascalhados e receberam abertura lateral. Zezinho frisa que os trabalhos na Linha D devem ser encerrados dentro de 60 dias.
“Além de 100% de patrolamento, encascalhamento e abertura lateral, a Linha D receberá dez bueiros em pontos baixos, para impedir que estrada fique alagada durante o período de chuvas. Esse é o padrão do Projeto Estradão”, complementa.
O empresário e produtor rural Antônio Cristimar, morador do Projeto Sidney Girão, comunidade beneficiada com os trabalhos do DER, disse que a comunidade estava ansiosa pela chegada das máquinas. “No período de chuvas a situação fica difícil. Agora a estrada está ficando uma maravilha”, afirma Cristimar.
O vereador Calixto dos Reis Ferreira, morador da morador da Vila Palmeiras (Nova Mamoré) foi ao trecho acompanhar os trabalhos e elogiou o emprenho dos servidores do Departamento.
Frentes de Serviço
Além de Nova Mamoré, o DER mantém outras frentes de serviço. Uma delas é na Ponta do Abunã, formada pelos distritos de Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia, divisa rondoniense com o Acre. Na região de Porto Velho uma equipe trabalha na recuperação de 66 km da Estrada da Penal, que já tem 25 quilômetros prontos. A estrada atende diretamente as comunidades de Cujubim, Aliança e São Carlos.
Outra equipe recuperar o final da avenida Amazonas, no setor Chacareiro. Na última quinta-feira o DER realizou o serviço de aterro da nova Academia de Polícia. Foram colocadas 50 caçambas de aterro. Na sexta-feira a mesma equipe iniciou o aterro da futura instalação da Apae.
José Soares lembra ainda, que o DER tem uma equipe trabalhando numa área de 50 hectares onde o governo do Estado fará um programa de ressocialização para presidiários. Na área agricultável serão desenvolvidos projetos de piscicultura, avicultura, suinocultura, olericultura (leguminosas e hortaliças, fruticultura e bovinocultura leiteira.