Mato Grosso firma acordo com Acre e Rondônia para traçar uma rota turística com o Peru

Mato Grosso firma acordo com Acre e RO para traçar uma rota turística com o Peru

Mato Grosso firma acordo com Acre e Rondônia para traçar uma rota turística com o Peru

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Se milhares de viajantes, todos os anos, decidem se aventurar por dias a fio ao longo de mais de 1,5 mil quilômetros entre o Peru e a Bolívia em busca de paisagens inóspitas e ruínas de Macchu Picchu, por que não lançar a eles também o desafio de explorar o território da Amazônia Legal e o Pantanal mato-grossense?


É basicamente esta a ideia por trás do termo de cooperação técnica assinado na tarde desta terça-feira (10) pela Secretaria Estadual de Turismo (Sedtur) com a Embratur e os Estados do Acre e de Rondônia para, juntos, formatarem uma rota turística a ser explorada pela iniciativa privada da Cordilheira dos Andes ao Pantanal.


Com a pavimentação da rodovia Transoceânica, responsável por ligar o Brasil ao Peru e ao Oceano Pacífico, pelo menos a parte da integração que diz respeito ao Acre já está consolidada, mas o intuito do termo de cooperação é traçar a rota turística ainda pelos Estados de Rondônia e Mato Grosso.


“Macchu Picchu não precisa ser o destino final, pode ser a porta de entrada”, resumiu a titular da Sedtur, Teté Bezerra (PMDB), que anunciou para a partir de seis meses a formatação de um verdadeiro produto turístico a ser explorado pela iniciativa privada – a qual está fornecendo consultoria ao trabalho por meio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), pelo trade turístico de Mato Grosso e pela companhia aérea Trip.


Focada no transporte regional de passageiros, a Trip inclusive está em processo de adaptação para receber selo de autorização para operar internacionalmente e já antevê a consolidação da rota Amazônia-Andes-Pacífico por meio do aeroporto de Rio Branco (AC) – o qual poderia servir de polo na integração com o Peru, levando viajantes a cinco principais aeroportos daquele país: os de Iquitos, Pucalipa, Lima, Cuzco e Puerto Maldonado, segundo explicou o representante da empresa Victor Celestino.


Por terra, a secretária de Turismo acredita que a rota tem, por enquanto, maior viabilidade para chegar a Mato Grosso passando por Rondônia, mais especificamente por Vilhena – entrando no Estado por meio de Comodoro e rumando sul passando por Pontes e Lacerda até a região pantaneira de Cáceres, no Oeste de Mato Grosso.


Produto turístico

Uma vez estabelecido o roteiro, governos estaduais, Itamaraty e governo federal passariam a divulgá-lo e a fomentar sua exploração turística também de olho no intercâmbio comercial com Bolívia e Peru, salientou a secretária de turismo do Acre, Ilmara Rodrigues.


A secretária inclusive mencionou o trabalho junto às embaixadas do Peru e com o Itamaraty para que, aproveitando o ótimo momento vivido nas relações multilaterais da comunidade dos países sul-americanos, a presidenta Dilma Rousseff e o presidente do Peru, Ollanta Humala, participem de solenidade de inauguração oficial da rodovia Transoceânica – o que chamaria ainda mais a atenção para o novo produto turístico da região.


Já o secretário de Turismo de Rondônia, Basílio Leandro Oliveira, apostou na proposta diferenciada do roteiro, pois é uma forma de mudar o perfil do visitante internacional no Brasil – que não tem somente “sol e praia” a oferecer.

Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS