PR realiza seminário para filiados em Rondônia
Foto: Divulgação
Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.
Filiados e simpatizantes conhecem melhor a filosofia republicana e se preparam para os embates políticos através da troca de experiências
Incentivar maior participação das mulheres na vida pública, aprimorar os conhecimentos na área político-partidária e formar uma militância atuante de republicanos no cenário rondoniense foi o foco do I Seminário de Formação Política e do I Encontro Estadual do PR Mulher, realizado no sábado, 24, pelo Partido da República, através do Instituto Álvaro Valle. Na ocasião, foi empossada a comissão estadual do PR Mulher Rondônia e também foram ministradas palestras para o público. O evento reuniu lideranças do partido estadual e nacional, filiados e convidados.
De acordo com o presidente regional do PR, Miguel de Souza, o evento teve como foco estimular a tropa republicana que precisa estar com muito gás para enfrentar o processo eleitoral deste ano e abrir as portas do PR para a adesão de novos filiados - em especial as mulheres e jovens - para que eles participem ativamente de todo o processo político ajudando a aumentar a representatividade do partido nas câmaras municipais e prefeituras e se já se preparem para as eleições de 2014.
Durante o evento a presidente regional do PR Mulher Rondônia, Cristina Barros, apresentou parte da comissão estadual do PR Mulher que conta com nomes de grande destaque no cenário político local como Val Ferreira, esposa do ex-senador Expedito Junior, Sandra Melo, recordista de votos para vereadora e pré-candidata na chapa majoritária de Vilhena, Aleia Alves, primeira dama de Nova União e Tatiane Buratti, jovem empreendedora.
A presidente da ala recém criada afirmou que a participação feminina poderá contribuir efetivamente por melhores condições de vida da população, apresentando soluções para os problemas que afligem a sociedade. “A luta do PR Mulher em Rondônia será focada em ampliar a nossa militância, organizar nossas células em todos os 52 municípios, incentivar a participação feminina nesse processo político já com vistas as nossas eleições deste ano”.
Palestras
O Seminário contou com palestras sobre temas relevantes. A palestra sobre ‘Formação Política’ foi apresentada pelo presidente do Conselho de Ética do PR, Sérgio Tamer, que levou ao público breve relato sobre a história política nacional e internacional, posicionamento do PR nas questões ideológicas e sócias, bem como apresentação de dados que confirmam o contraste de crescimento econômico e social do país. “O Brasil hoje é a 6ª maior economia do mundo. É um país estruturado e moderno em termos econômicos. Agora se formos comparar com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), entre os 187 países o Brasil ocupa a 84ª posição. Temos que trabalhar para contribuir com a democracia social, ou seja, garantir a população qualidade de vida compatível como ocorre com as grandes potências”.
A presidente do PR Mulher Nacional, Nilmar Ruiz, explorou o tema ‘Dicas de Postura’, para as convidadas do evento. “A campanha feminina é totalmente diferente de uma campanha para o homem. Temos que nos preocupar com muitas questões como: cuidado com a linguagem, falar com firmeza, cuidados com comentários, conhecimento e proposta para todas as áreas”. Em seguida o público apreciou a palestra ‘Melhores Técnicas para Falar em Público’, ministrada pelo musicoterapeuta Augusto Leite, que deu dicas valiosas sobre postura, maneira de falar e como se vestir. “Os detalhes fazem a diferença. A maneira como você fala é o que determina se o público ficará interessado ou não pelo conteúdo que é apresentado”.
Para encerrar o seminário Domingues Junior e Daniel José apresentaram maneiras de ‘Como Utilizar a Internet para Massificar as Campanhas Eleitorais’. “Nós temos exemplos de como a rede social pode ser fundamental em um processo eleitoral, como o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que foi bem sucedido utilizando as redes sociais”. Domingues afirmou que hoje o maior influenciador das famílias de classe C são os jovens, pois eles já ultrapassaram os pais em nível de escolaridade e são os maiores utilizadores das redes sócias. “Dentro de casa são eles que influenciam na hora do voto”.
* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!