PAINEL POLITÍCO – Partidos perdem lideranças tradicionais com ficha limpa em vigor – Por Alan Alex

PAINEL POLITÍCO – Partidos perdem lideranças tradicionais com ficha limpa em vigor – Por Alan Alex

PAINEL POLITÍCO – Partidos perdem lideranças tradicionais com ficha limpa em vigor – Por Alan Alex

Foto: Divulgação

Receba todas as notícias gratuitamente no WhatsApp do Rondoniaovivo.com.​

Fora
O Supremo Tribunal Federal conseguiu de uma tacada só, fazer uma verdadeira faxina na política brasileira ao validar a lei do ficha limpa, que vinha sendo discutida desde 2010 naquela Corte. A lei vai valer para este ano e já impede a candidatura de pelo menos duas dezenas de velhas raposas políticas do Estado, como Silvernani Santos, Moreira Mendes, os irmãos Marcos e Natan Donadon, Carlão de Oliveira, e diversos outros que já possuem condenações colegiadas.
Complicou
Se os partidos já andavam com dificuldades para compor nominatas com as lideranças tradicionais, agora a coisa vai complicar de vez. A vantagem é que abre espaço para nomes novos, a desvantagem é que com isso, teremos uma verdadeira horda de aventureiros e pára-quedistas da política. Agora mais do que nunca é preciso que os eleitores prestem muita atenção à vida pregressa de cada um dos candidatos, e principalmente, quem está apoiando quem. Vale lembrar que muitos dos fichas sujas utilizam filhos, esposas e irmãos como prepostos em mandatos eletivos.
Sanguessuga
E nesta quinta-feira vem à tona o fato da esposa do deputado federal Nilton Capixaba estar lotada na Assembleia no gabinete do deputado estadual Jean Oliveira, com salário de R$ 8.800. Logo após a denúncia ser veiculada na imprensa, o Ministério Público requereu do gabinete do deputado Jean, provas de que a esposa de Capixaba exerce alguma função. Um dos promotores recebeu como resposta que a senhora responde pela assessoria do deputado na região de Cacoal. Ocorre que a base eleitoral de Jean é a região da zona da mata e Porto Velho. Vão ter que arrumar testemunhas para comprovar o trabalho.
Contramão
O Ministério Público e o Tribunal de Justiça vêm dando respostas rápidas a denúncias veiculadas na imprensa no que diz respeito a casos envolvendo irregularidades nas mais diversas esferas. Mas o Tribunal de Contas, ao que tudo indica, anda na contramão dessa tendência. A morosidade daquela Corte em resolver questões relativamente simples, como o contrato emergencial de publicidade da prefeitura, chega a ser danoso. Como se diz no direito, existe o “periculum in mora”, ou o perigo da demora, nesse caso específico. Como estamos em ano eleitoral e a cidade está um caos, certamente a administração municipal vai torrar milhares de reais na esperança de convencer o eleitorado que Porto Velho é realmente uma “cidade de todos e todas”.
Na Unir
A disputa pela reitoria acontece logo nos primeiros dias de março e já polarizam as eleições os candidatos Ene Glória, que já foi reitor e a atual ocupante do cargo, Maria Cristina Victorino França. Os demais candidatos, ao que tudo indica, chegaram tarde no processo e se esforçam para conseguir alguns votos.
Crise
A Universidade Federal de Rondônia teve um 2011 complicado, com greves, denúncias, e muita confusão. E 2012, pelo que se desenha, não deverá ser muito diferente.
Espichando
Dias 20,21 e 22 de fevereiro será feriado no serviço público em função do carnaval. O governo decretou ponto facultativo nesse período.
Folia
 E nesta quinta-feira começa a folia com a saída do Galo da Meia Noite e agora o Brasil só volta de fato no próximo dia 27, segunda-feira. De hoje até lá, muita folia, acidentes, brigas, prisões, homicídios e violência. Lamentável que o chamado “país do carnaval” ainda não tenha amadurecido o suficiente para evitar essas tragédias carnavalescas. Quem pode se ausentar da cidade vai estar ganhando, e muito com a tranqüilidade. Quem gosta da folia é bom se prevenir, evitando situações complicadas, como beber demais ou se envolver em confusões. No mais, boa festa a todos.
Na segunda-feira
 E a coluna entra de recesso até o dia 27, segunda-feira. Bom carnaval a todos e quem ainda não viu, a revista PAINEL POLÍTICO já está nas principais bancas da cidade, incluindo a livraria Exclusiva do shopping e do aeroporto. Também é possível encontrar a revista nas bancas e sebos da Avenida Carlos Gomes.
De molho
O presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Ari Pargendler, foi internado no Hospital da Unimed, em João Pessoa, após passar mal nesta quinta-feira em voo que saiu de Brasília com destino a capital paraibana. A assessoria de imprensa do tribunal disse que o ministro está sob observação. Em nota, o hospital informa que Pargendler foi atendido no início da tarde “com quadro de desconforto torácico” e suores. Ele foi submetido a um cateterismo cardíaco que “não evidenciou lesões coronárias”. Segundo os médicos, o ministro provavelmente terá alta nesta sexta-feira. O cateterismo é um procedimento médico onde um tubo longo, fino e flexível, chamado catéter, é introduzido no corpo do paciente através de um vaso sanguíneo para o diagnóstico.
Comer demais pode dobrar o risco de perda de memória
Uma nova pesquisa sugere que o consumo de entre 2100 e seis mil calorias por dia pode dobrar o risco de perda de memória, comprometimento cognitivo leve (CCL), entre pessoas com 70 anos ou mais. O estudo foi publicado nesta segunda-feira e será apresentado no 64º Encontro da Academia Americana de Neurologia em Nova Orleans em abril desde ano. CCL é o estágio entre perda de memória normal que vem com a idade e a doença de Alzheimer. O estudo envolveu 1.233 pessoas com idades entre 70 e 89 anos e sem problemas de demência, residentes em Olmsted County, Minnesota. Destes, 163 tiveram CCL. Os participantes relataram a quantidade de calorias que comeram ou beberam em um questionário alimentar e foram divididos em três grupos iguais com base em seu consumo calórico diário. Um terço dos participantes consumiam entre 600 e 1.526 calorias por dia, um terço entre 1526 e 2143 e um terço consumiam entre 2.143 e 6.000 calorias por dia. As probabilidades de ter CCL mais do que duplicou para as pessoas do grupo de mais calorias em comparação com as do grupo menos calórico. Os resultados foram os mesmos após o ajuste do histórico de diabetes, acidente vascular cerebral, nível de educação e outros fatores que podem afetar o risco de perda de memória. Não houve diferença significativa no risco para o grupo do meio.
Fale conosco
Para entrar em contato com a coluna você pode enviar um email para alan.alex@gmail.com – nos encontrar no Facebook.com/painel.politico, no Twitter @painelpolitico e ainda pelo endereço www.painelpolitico.com. Também pelos telefones (69) 9248-8911 e (69) 3219-3474.
 
Direito ao esquecimento

A política de comentários em notícias do site da Rondoniaovivo.com valoriza os assinantes do jornal, que podem fazer comentários sobre todos os temas em todos os links.

Caso você já seja nosso assinante Clique aqui para fazer o login, para que você possa comentar em qualquer conteúdo. Se ainda não é nosso assinante Clique aqui e faça sua assinatura agora!

Na sua opinião, qual companhia aérea que atende Rondônia presta o pior serviço?
Você ainda lê jornal impresso?

* O resultado da enquete não tem caráter científico, é apenas uma pesquisa de opinião pública!

MAIS NOTÍCIAS

Por Editoria

PRIMEIRA PÁGINA

CLASSIFICADOS veja mais

EMPREGOS

PUBLICAÇÕES LEGAIS

DESTAQUES EMPRESARIAIS

EVENTOS